26 de fevereiro de 2007

Exibição de fotografia digital no "We are all photographer now!" - Musée de l´Elysée - Lausanne/Suiça

















fotografia: Theatro Municipal - Vista Parcial, 2006. Exibida durante o evento.

O projeto We are all photographers now! (Nós todos somos fotógrafos agora!) está acontecendo no Musée de l´Elysée, na cidade de Lausanne, Suíça. Com o intuito de promover a discussão sobre a atualidade da fotografia, o uso das novas mídias e tecnologias, entre outras questões, o evento é voltado para todos os amantes da fotografia, sejam estes amadores ou profissionais.
Todas fotografias são projetadas praticamente em tempo real no Musée. Para quem quiser participar desta experiência é preciso enviar as imagens desejadas através do site do evento até 20/05.

23 de fevereiro de 2007

Jornada fotográfica do Museu da Cidade de São Paulo


















Jornada Fotográfica do Museu da Cidade de São Paulo


Para participar da Jornada Fotográfica, basta possuir uma câmera fotográfica. A inscrição é gratuita. O participante arca com as despesas de revelação e ampliação das imagens. As imagens selecionadas serão expostas durante um mês no Solar da Marquesa de Santos ou nas demais unidades do Museu da Cidade de São Paulo.
A inscrição pode ser feita por e-mail, por telefone ou pessoalmente. Mais informações pelo e-mail: adouek@prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone: (11) 3241-4238 ramal 228 com André Douek.

Programação:

Dia 25/02/2007, Casa do Bandeirante

Dia 25/03/2007, Casa do Sertanista
Dia 15/04/2007, Casa do Sítio da Ressaca
Dia 20/05/2007, Casa do Grito / Monumento à Independência
Dia 17/06/2007, Casa do Tatuapé
Dia 15/07/2007, Sítio Morrinhos

Domingo, das 09h00 às 17h00
Das 09h00 às 12h00, Saída Fotográfica
Saída para documentar fotograficamente locais interessantes da cidade de São Paulo. As imagens devem refletir o interesse de cada participante pela fotografia, pelo assunto ou pelo local fotografado. Podem ser paisagens, imagens de ação ou retratos. As únicas limitações são a área delimitada para o passeio e o prazo de três horas para realizar as imagens. A sugestão é a realização de 30 imagens para um período de três horas.
Das 12h00 às 14h00, Laboratório / Almoço
Enquanto os fotógrafos almoçam, as imagens são reveladas e ampliadas por um laboratório profissional. Cada participante arca com as despesas de revelação e ampliação de suas próprias imagens.
Das 14h00 às 17h00, Em vista de uma exposição no Solar da Marquesa de Santos ou em uma das unidades do Museu da Cidade de São Paulo, o grupo de fotógrafos faz a seleção e a edição das imagens sob coordenação do professor e fotógrafo André Douek.
Exposição das imagens selecionadas, durante todo o período entre a Jornada do mês e a Jornada do mês seguinte.

Evento: Jornada Fotográfica do Museu da Cidade de São Paulo
Quando: O terceiro domingo do mês conforme relação em anexo
Onde: Todas as unidades do Museu da Cidade de São Paulo
Quanto: Atividade gratuita
Informações: adouek@prefeitura.sp.gov.br;
(11) 3241-4238 ramal 228 com André Douek

Encontro com Professores - Instituto Tomie Ohtake
















Para maiores informações, entre em contato com Dayene através do email: dayene@institutotomieohtake.org.br

16 de fevereiro de 2007

We are all photographers now!

La mutation de la photographie amateur à l'ère numérique


The rapid mutation of amateur photography in the digital age
08.02 — 20.05.2007


Este é o nome da mostra que iniciou no último dia 08/02 e irá até 20/05, no Musée de l´Elysée, em Lausanne, Suíça. É uma mostra que tem como tema a fotografia amadora na era digital, onde é possível a participação de qualquer pessoa que poderá enviar suas fotografias digitais no próprio site do evento. As 100 imagens selecionadas da semana serão publicadas em papel, online e exibidas no museu.
A iniciativa, em parceria da HP, traz questionamentos sobre o uso de câmeras digitais e celulares, a revolução e a evolução da fotografia, entre outras.
Para participar, clique aqui e envie suas imagens.

14 de fevereiro de 2007

13 de fevereiro de 2007

12 de fevereiro de 2007

Composições

A matéria-prima, base para a série, proveio de revistas, jornais, encartes e outros materiais gráficos - analógicos - que passaram por uma seleção inicial. A partir da primeira seleção, as imagens componentes destes materiais foram recortadas e separadas por critérios formais: cores,texturas, formatos, etc. Composições com partes de imagens foram montadas em colagens que resultaram em novas outras imagens. Esta foi a primeira manipulação sofrida pelos materiais. Em outro passo, estas colagens foram digitalizadas e manipuladas com auxílio do computador com programa de edição de imagens. O resultado destes três processos de apropriação, reapropriação e ressignificação de imagens é a série Composições. Em cada uma delas o espectador tem um leque de "leituras"ou "visualizações" possíveis de acordo com seu repertório e seus sentimentos.
O "espaço" escolhido para a exibição de Composições é a Internet por possuir muitas semelhanças com as obras: apropriação, reapropriação, ressignificação, o que proporciona diversas "leituras" possíveis de seus conteúdos que fazem parte de um universo aberto a descobertas por aqueles que nele navegam.

São Paulo, fevereiro de 2007

Rosângela Ap

In english:

Compositions

The raw material, base for the series, came from graphical magazines, periodicals, folders and other materials - analogical - that they had passed for an initial selection. From the first selection, the component images of these materials had been cut and separate by formal criteria - colors, textures, formats, etc. Compositions with parts of images had been mounted in collage that had resulted in new other images. This was the first manipulation suffered for the materials. In another step, these collage had been scanned and manipulated with aid of the computer with edition program of images. The result of thesethree processes of appropriation, re-appropriation and re-signification of images is the series Compositions. In each one of them the spectator in accordance with has a possible fan of "readings" or "visualization"its repertoire and its feelings.
The "chosen space" for the exhibition of Compositions is the InterNetfor possessing many similarities with the workmanships: appropriation,re-appropriation, re-signification, what it provides diverse "possible readings" of its contents that are part of an open universe the discoveries for that init they sail.

São Paulo, February of 2007

Rosângela Ap

8 de fevereiro de 2007

Nova série de trabalhos digitais











Composição V, 2007. Imagem da série Composições.


As novas séries de trabalhos digitais estão disponíveis no site do GUG - Grupo de Usuários do GIMP.

A primeira intitulada Composições é composta por imagens criadas a partir de colagens sobre papel executadas no ano de 2006.

A segunda intitulada Dia de Sol - Estação da Luz é uma série de imagens criadas a partir de fotografia capturada com câmera de celular e manipulada com uso de computador posteriormente. Um dos cartões postais da cidade de São Paulo, a Estação da Luz é um lugar muito especial por apresentar e representar os contrastes e tensões existentes na metrópole paulista. Chegadas e partidas. Para alguns apenas uma parada e para outros apaixonados um lugar que congrega a beleza e a riqueza de culturas que se misturam dia-a-dia, deslocando-se de leste a oeste. Na série, a Estação recebe tratamentos que retratam os possíveis olhares daqueles que nela passam. Calor, Sombra, Múltipla, ao mesmo tempo que são os nomes das obras são alguns traços característicos deste espaço.

Para visitar a exposição online, clique aqui.

7 de fevereiro de 2007

Será o fim do DRM?

Ao navegar pela internet, encontrei o manifesto de Steve Jobs - Apple, intitulado "Thoughs on Music" onde propõe questionamentos sobre a existência e a manutenção do DRM (Digital Rights Management). Para entender um pouco mais sobre DRM vejamos o trecho a seguir extraído da Wikipedia:

"A gestão de direitos digitais ou GDD (em inglês Digital Rights Management ou DRM) consiste em permitir a restrição da difusão por cópia de conteúdos digitais ao mesmo tempo em que se assegura e administra os direitos autorais e suas marcas registradas. O objetivo da GDD é poder parametrar e controlar um determinado conteúdo de maneira mais restrita. Atualmente é possível personalizar o varejo da difusão de um determinado arquivo comercializado, como por exemplo o número de vezes em que esse arquivo pode ser aberto ou a duração da validade desse arquivo."
Fonte: Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_de_direitos_digitais

O manifesto de Steve foi publicado ontem, 6 de fevereiro, e está disponível no site da Apple:

http://www.apple.com/hotnews/thoughtsonmusic/

Publicarei nos próximos artigos alguns comentários sobre o manifesto, além da sua tradução para o português.

2 de fevereiro de 2007

CURSO INTRODUTÓRIO À HISTÓRIA DA ARTE A PARTIR DA COLEÇÃO DO MASP

Programa 2007

03 DE FEVEREIRO
Ressurreição de Cristo, de RAFAEL

03 DE MARÇO
Retrato do Cardeal Cristoforo Madruzzo, de TICIANO

14 DE ABRIL
A Virgem Amamentando o Menino e São João Batista Criança em Adoração, de GIAMPIETRINO

05 DE MAIO
O Suicídio de Lucrécia, de GUIDO RENI (e ateliê)

02 DE JUNHO
A Rainha Tômiris, de PELLEGRINI

04 DE AGOSTO
Moça com Livro, de ALMEIDA JÚNIOR

01 DE SETEMBRO
Retrato de Don Juan Antonio Llorente, de GOYA

06 DE OUTUBRO
Duas Cabeças, de DAUMIER

10 DE NOVEMBRO
Pobre Pescador, de GAUGUIN

01 DE DEZEMBRO
A Eterna Primavera, de RODIN

Sábados das 11h00 às 13h00
Grande Auditório do MASP - primeiro subsolo
370 vagas GRATUITO

Não há necessidade de inscrição prévia

Para participar não há necessidade de inscrição prévia: o interessado deve dirigir-se ao museu no dia da aula, pelo menos 30m minutos antes do seu inicio.

Orientação: prof. Renato Brolezzi
Assistente de Coordenação do Serviço Educativo do MASP

Para conhecer o museu e outras informações, acesse: www.masp.art.br