22 de maio de 2007

Educação como pretexto

Projeto que reúne pesquisadores, educadores, artistas e militantes culturais para debater idéias e práticas capazes de atribuir, por meio de ações socioculturais, novos significados ao momento atual. Esses encontros destacam experiências da área de mediação cultural, valorizando e estimulando o reconhecimento do papel que tem a educação pela arte na democratização da cultura.


16/06 - Culturas Populares na Educação: Medialetizando
Com Profº Dr. Alberto Ikeda.

Com base na prática de algumas danças/músicas populares tradicionais (cocos, sambas, jongos, ciranda, chimarrete etc) e em textos do autor, pretende-se discutir no encontro os processos e problemas de suas inserções no contexto cultural contemporâneo, inclusive no trabalho educacional, quando se verifica a transformação destas em apresentações folclóricas, artísticas e de entretenimento, nos teatros, centros culturais, programas de televisão, escolas e outros ambientes. O tema se impõe como uma necessidade imperiosa, sobretudo no campo da educação, pois, de fato, vivemos um “modismo etnicista” nos últimos anos, que atinge vários campos do saber, sobretudo o das artes, e até setores como a gastronomia e a moda (look étnico), nos quais as culturas ditas “étnicas”, tradicionais, tornaram-se referência.

Sábado - às 11hs
Auditório – 3º andar
A partir de 15 anos
100 vagas


30/06 - A importância da cultura brasileira para o desenvolvimento da cidadania
Com Neide Gomes

Nesta aula – espetáculo, a folclorista e professora Neide Gomes, apresentará cantorias, causos e histórias, para tratar da diversidade da cultura popular brasileira. Partindo do Amazonas a importância da Festa de São João onde se comemora o Bumba meu Boi, depois os Reisados do Piauí onde a presença do Boi também é importante.

No Ceará os Cocos e as Emboladas e sua importância social.O Medievo nos folhetos de Cordel e nos Cantadores, os pastoris em Pernambuco, com os frevos e os Maracatus. O candomblé na Bahia e as canções dos pescadores. Em Minas as Folias de Reis e as Coroações dos de Reis do Congo. Em São Paulo as Modas de Viola, as Catiras e as Congadas.No sul a influência dos europeus, alguns costumes lendas, mitos e cantorias.

Sábado, às 11hs
Auditório – 3º andar

Inscrições antecipadas a partir de 01/06 na Central de Atendimento – tel: 3095-9400