26 de junho de 2007

Odetto Guersoni no Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin - Estação Pinacoteca

Odetto Guersonino Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin






















A exposição compreende todos os períodos da produção artística de Odetto Guersoni em papel, desde a década de 1940 até a atualidade. Com 54 gravuras, a mostra apresenta todas as técnicas por ele utilizadas sobre papel – calcografia, litografia, xilogravuras, pochoir, monotipia, além das duas contribuições por ele elaboradas: a filigrafia e a plastigrafia. São obras pertencentes ao acervo da Pinacoteca do Estado, sendo a maior parte proveniente da recente doação realizada pelo artista, numa significativa seleção de exemplares de sua trajetória no mundo de infinitas possibilidades da gravura.

Curadoria de Ana Paula Nascimento. Projeto expográfico de Haron Cohen.

Abertura dia 30 de junho, sábado, das 11 às 14h. Em cartaz até 30 de setembro de 2007

Odetto Guersoni no Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin

Odetto Guersoni, filho de imigrantes italianos, nasceu em Jaboticabal, São Paulo, em 1924. Muda-se ainda criança para a cidade de Monte Alto, também no interior paulista, onde realiza os estudos básicos. Aos 17 anos, passa a residir sozinho na capital do Estado, buscando aprendizado artístico. Estuda no Liceu de Artes e Ofícios de 1941 a 1945, formando-se em pintura e artes decorativas. Naquele mesmo ano, começa a lecionar artes gráficas no Serviço Nacional da Indústria – Senai, onde trabalha por quase trinta anos. Participa no período do Sindicato dos Artistas Plásticos, importante órgão a congregar os artistas daquela época.

Ainda que conhecido muito mais pelo conjunto de sua produção gráfica, num primeiro momento realiza pinturas que, como de muitos outros colegas de geração, tem certa afinidade com a técnica e colorido impressionista, passando em seguida a realizar pinturas com acento expressionista, mas atenuado pelo colorido e pelas locações urbanas – como a Ponte das Bandeiras – ou temas escolhidos, como nos retratos de familiares e amigos. É o momento em que Guersoni se aproxima do Grupo Santa Helena, especialmente de Mário Zanini, que o incentiva e o orienta em seu próprio ateliê. Em 1947 participa da exposição do Grupo dos 19, importante evento do período, que exibe pela primeira vez um grande conjunto jovens artistas, como o próprio Guersoni, Marcello Grassmann, Flávio-Shiró, Maria Leontina, Aldemir Martins, Lothar Charoux, Luiz Sacilotto, Mário Gruber e Otávio Araújo, entre outros. No ano seguinte, obtém bolsa de estudo do Governo Francês, o que possibilita que estude por um breve período em Paris: pintura na Academie de la Grande Chaumière e artes gráficas, artísticas e industriais na École Superieur d´Art Graphique Estienne, momento em que descobre a gravura e amplia sensivelmente seus horizontes. Estuda todas as técnicas de gravura – inicialmente a calcogravura (gravura em metal), depois a litografia e a xilogravura – que se convertem em seu principal meio de expressão artística, mesmo que naquele período ainda se dedicasse predominantemente à pintura.

Regressa a São Paulo no ano seguinte, participando da Oficina de Arte (ODA), que tinha como principal objetivo a organização de um centro de trabalho voltado para as artes aplicadas, projeto cujo principal responsável foi o arquiteto Rino Levi. Ainda no final da década de 1940 e começo da seguinte – como tantos outros artistas da sua geração, especialmente de São Paulo –, a partir da abertura do Museu de Arte de São Paulo [1947], do Museu de Arte Moderna de São Paulo [1948] e da 1ª Bienal de São Paulo [1951], se aproxima do abstracionismo, ao qual retorna, de maneira renovada, na década de 1960.

Em 1954, faz uma nova viagem de estudos, com o auxílio do Bureau International du Travail e do Senai, para a França e também para Genebra; no retorno, passa a se dedicar exclusivamente à gravura. É o período em que o artista adquire interesse pelas temáticas da cultura afro-brasileira. É nessa década que cria com Aldo Bonadei a filigrafia, que consiste na utilização de fios de lã costurados na matriz, em um suporte duro, permitindo a impressão de relevos.

No início da década de 1960, realiza estágio em Nova Iorque, período em que inicia pesquisa de formas abstratas mais livres, fortemente marcadas pelo gesto. Nessa fase mais gestual, cria outra técnica, a plastigrafia, em que uma matriz é recoberta por gesso, argila ou alvaiade, formando uma superfície pastosa para depois ser debastada ou arranhada, permitindo gestos rápidos e incisões livres com diferentes objetos. É um período em que o artista busca imagens do inconsciente, resultando em ideogramas e sugestões simbólicas. Em meados dessa mesma década, retorna ao expressionismo, dentro de estruturais mais rígidas e construídas, definindo-se especialmente pela xilogravura. E, entre 1968 e 1978, abandona completamente a figuração, optando por uma concepção puramente gráfica, denominada pelo próprio artista de “justaposição” (como em Formas justapostas XCVIII, de 1975), que se resume na repetição, em estruturas geométricas, de um módulo/matriz gravada. Inicia ainda no período a série “mandala”, de gravuras realizadas a partir da multiplicação geométrica dentro de um círculo; nesta fase, concebe ainda as gravuras-objetos (aplicação da gravura sobre suportes ondulados, côncavos e convexos e aplicações em relevo de vários planos ou com dobras em vários sentidos, que se transformam muitas vezes em gravuras-objetos; executa ainda gravuras painéis para grandes espaços, de colorido bastante acentuado.

No final da década de 1970, retoma o estudo das estruturas e concepções simbólicas e emblemáticas, mas em continuidade com o caráter abstrato-geométrico e gráfico de sua produção. É uma fase em que trabalha especialmente com os variantes de preto e cinzas, cores rebaixadas e superposição de transparências. No início da década seguinte, volta a empregar composições com estruturas mais rígidas, buscando, na bidimensionalidade, a ilusão óptica da terceira dimensão, alinhadas ao Optical Art. De 1982 a 1986, retorna ao conceito das gravuras-objetos expandindo-as para a tridimensionalidade, fase em que cria esculturas em metal, laminado plástico e acrílicos transparentes, sempre utilizando o léxico da rica linguagem geométrica que caracteriza a sua produção de gravuras desde o final da década de 1960. No final desse decênio e início do seguinte, alguns trabalhos apresentam um certa figuração, sugerindo formas vegetais e imagens rupestres. É ainda o período em que alia, em estruturas semelhantes às mandalas, os signos do zodíaco.

Na década de 1990 retoma a pintura sem, contudo, diminuir a dedicação à gravura. Em 1993 realiza uma série de montagens, com módulos contínuos e alternados, utilizando antigas e variadas gravuras de sua autoria. Prossegue na produção e pesquisa de diferentes séries e ainda das “xilomodulares”, em que as impressões das matrizes são organizadas e coladas sobre outro suporte.

Além de artista de múltiplas habilidades, Odetto Guersoni teve importante papel como professor e faz parte do Conselho de Orientação Artística da Pinacoteca do Estado de São Paulo há 18 anos.

Realizou muitas exposições individuais (mais de 55, sendo 16 no exterior), com destaque para retrospectiva realizada na própria Pinacoteca do Estado em 1994, com curadoria de José Roberto Teixeira Leite: “Guersoni: 50 anos do percurso do artista – 1944/1994”. Participou de 10 Bienais nacionais, têm diversos prêmios, no Brasil e no exterior, integrou dezenas de mostras coletivas, nacionais e internacionais. Importantes museus nacionais (entre outros, Pinacoteca do Estado de São Paulo; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Museu de Arte Moderna de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo; Museu de Arte de São Paulo; Museu de Arte Moderna da Bahia; Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro) e estrangeiros (entre outros, Museu de Arte Moderna de Tóquio, Japão; Museu de Arte Contemporânea da América Latina, Washington, D.C.; Museu de Arte Contemporânea de Skopje, Iugoslávia; Museu de Gravuras, Buenos Aires, Argentina; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal; Museu de Arte Contemporânea do Porto, Portugal) possuem obras de Odetto Guersoni em seus acervos.

Estação Pinacoteca - Largo General Osório, 66 – fone 11 3337 0185 Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h. R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia). Grátis aos sábados

20 de junho de 2007

Exposições MAB-FAAP

Exposição “Rockers”

Exposição que traz cerca de 270 imagens produzidas pelo fotógrafo Bob Gruen. Em mais de 40 anos de trabalho nos bastidores do Rock and Roll, suas fotos documentam as principais bandas, os shows e as personalidades mais marcantes.

Curadoria: Supla
até 1 de julho de 2007
Salão Cultural da FAAP – Prédio 1

Exposição “Alicerces da Forma – Retrospectiva Alice Brill”

Exposição que homenageia a fotógrafa, pintora, gravadora, professora, crítica e teórica das artes visuais de 87 anos, conhecida sobretudo pelos seus trabalhos fotográficos, reunindo cerca de 120 obras, entre pinturas, gravuras, batik e obras de seu pai (o artista plástico alemão Erich Brill) e documentos de sua mãe (a jornalista e escritora Marte Leiser), com curadoria de Carla Ogawa. Até 15 de julho.

MAB-FAAP
Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
De 3ª a 6ª feira, das 10H00 às 20H00.
Sábados, Domingos e Feriados, das 13H00 às 17H00.
Informações: (11) 3662-7198
Visitas educativas: Agendamento (11) 3662-7200
ENTRADA GRATUITA
fontes:www.faap.br

www.mapadasartes.com.br

Exposições no MAB-Centro - Edifício Lutélia até 29 de junho

“Flávio de Carvalho. Retratos e memórias.”
A mostra reúne 12 pinturas de obras do acervo do Museu de Arte Brasileira da FAAP e fotografias documentais do artista nas diversas áreas em que atuou – arquitetura, cenografia, performances - bem como de seu cotidiano, residência e amigos. A exposição apresenta ainda as recriações das máscaras utilizadas no espetáculo O bailado de deus morto (de sua autoria) e da famosa blusa usada por ele no desfile de seu new look.

“Nós”
A mostra apresenta a produção de 12 artistas, recém-formados no curso de Educação Artística da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP, e marca o início da atuação dos ex-alunos como artistas profissionais, prontos para o ingresso no mercado artístico.

Sob a curadoria do Prof. Marcos Moraes, Coordenador do curso de Artes Plásticas da FAAP, a exposição é fruto de um trabalho realizado ainda na faculdade, cujo objetivo é possibilitar aos alunos a oportunidade de experimentar o ato de criar uma mostra. Os estudantes passaram por todas as fases necessárias que antecedem a sua realização, tais como: conhecimento do espaço físico, escolha das obras, criação de um projeto, produção para viabilizar a instalação dentro da área da exposição, entre outras. O resultado reúne 13 obras, marca a conclusão do curso e abre as portas para os novos rumos que cada artista irá tomar.

Em paralelo, a Martins Editora Livraria abrirá uma nova filial no térreo do edifício Lutetia, de propriedade da FAAP. Com cerca de 200m², a livraria contará com um acervo de cerca de 50 mil títulos, entre livros nacionais e importados e um pequeno café. O espaço também abrigará eventos culturais, como noites de autógrafos e leituras com autores convidados.

Data: até 29 de junho de 2007
Local: MAB-Centro - Edifício Lutetia - 1º andar
Endereço: Praça do Patriarca, 78 – Centro
CEP: 01002-010 - São Paulo - SP
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 10h00 às 18h00
Sábados e domingos: fechado

Tel: (11) 3101-1776
Email: mabcentro@faap.br
Entrada franca

fonte: www.faap.br















23|June – 29|July

Brighton | UK

ocontemporary is delighted to host the UK debut of the highly acclaimed Brazilian artists :

Walter Nomura "Tinho"
André Monteiro "Pato"
Felipe Yung "Flip"

One of Brasilian graffiti's pioneers, Tinho incorporates skate and punk influences to express his experiences of cities throughout the world. Pato believes that fantasy and humour give a freedom to help us understand social issues, his colourful work influenced by animated tv, comic books and cinema, while Flip was one of the first graffiti artists in Brasil to draw characters without letters and to work with posters and stickers. All three artists have a huge international following and are highly acclaimed in their native Brasil.
The show at ocontemporary will feature originals and be accompanied by exclusive show prints. inho, Pato, and Flip will be creating a mural on a wall in central Brighton on Thursday 21st June. This project is in association with Rarekind Gallery and Brighton Council, all welcome, more details soon...

http://www.ocontemporary.com/exhibitions.htm

"It's fantastic news to hear that a taste of Sao Paulo's graffiti art scene is about to land on our shores. Flip, Pato and Tinho are all extraordinary artists who have developed in the unique atmosphere of Brazil's graffiti capital. On this city's streets the rough and the smooth are mixed together. The frenetic cult of pichaao tagging mixes with free-flowing artistic creation. The attitude is DIY - painting with whatever is available with individual expression. Murals and pieces by these particular artists can be found in neighbourhoods across the city, while in recent years they have also been developing their work in other mediums."

Tristan Manco, author 'Graffiti Brasil', Thames and Hudson

Curso livre de História da Arte - Pinacoteca do Estado

Internet Livre traz Especial Junino e continua com o projeto Arte Programação

Internet Livre traz Especial Junino e continua com o projeto Arte Programação

Para o Especial Junino, que na Internet Livre tem o objetivo de integrar o uso dos recursos do computador com temas considerados tradicionais, serão realizadas na Internet Livre as seguintes oficinas:

Sonorização de contos: A atividade pretende realizar a transformação de contos escritos em áudio-histórias passando pelas etapas técnicas da locução, gravação, sonoplastia e manipulação digital do áudio produzido. Ao mesmo tempo, será realizada a leitura dramática e a roteirização da áudio-história através do uso e estudo de trechos a serem escolhidos de obras literárias de Monteiro Lobato, Câmara Cascudo e outros autores que enfocaram as lendas brasileiras.A atividade é indicada para os interessados em aprender técnicas de edição de áudio, gravação e sonoplastia e também para os apreciadores da literatura sobre as histórias tradicionais, mitos e lendas brasileiros. Sonorização de contos acontecerá nas quartas e quintas, dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21/06, das 15h às 17h, com orientação da Equipe Sesc.

Animação básica em software livre: A partir do uso relacionado do Gimp, software de edição de imagem, do StopMotion software de animação básica, os participantes dessa oficina irão produzir pequenas animações tematizadas pela festa junina. O objetivo é compor a animação com imagens capturadas e modificadas pelos participantes. A atividade acontecerá na quarta, quinta e sexta, dias 27, 28 e 29 de junho, das 15h às 17h, com orientação da Equipe Sesc.

Produção de Stickers: A oficina pretende abordar a criação e edição de imagens para a confecção de stickers, adesivos utilizados atualmente em intervenções urbanas. O produto das oficinas serão stickers expressando a presença das figuras das tradições juninas que poderá ser fixado em pontos da cidade. A idéia é integrar símbolos tradicionais e populares à paisagem urbana. Em junho, a oficina será realizada na terça, quarta e quinta, dias 26, 27 e 29/06, das 19h30 às 21h30, com orientação da Equipe Sesc.



Pelo ciclo Arte Programação, que traz atividades relativas à própria matemática das linguagens do computador e sua relação com a arte, criando com conteúdos que mesclam imagens, sons e texto, a Internet Livre estará oferecendo duas oficinas. São elas:

Oficina de Animação: Na atividade serão apresentadas e ensinadas técnicas de animação como StopMotion, Penciltest e colorização no computador.A oficina abordará também a conceitualização, demonstração de materiais e outros aspectos da animação. A Oficina de Animação acontecerá nas terças, quartas e quintas, dias 12, 13, 14, 19, 20 e 21/06, das 19h30 às 21h30 e será realizada pelo animador, diretor de animação e produtor cinematográfico Joaquim 3 Rios e pelo designer em computação gráfica Gil Caserta, da Braziltoonz (www.braziltoonz.com.br).

Introdução ao Desenvolvimento de Softwares: Essa oficina, que teve início em maio, aborda a criação de aplicativos utilizando as linguagens de programação C, JavaScript e Java com o sistema operacional livre Linux. A oficina vai rolar nas sextas-feiras, dias 01, 08, 15, 22 e 29/06, das 19h30 às 21h30, com orientação do programador Ciro Anunciação.

Clube do Rádio: Laboratório de produção de programas radiofônicos para publicação na Internet, tematizando a programação geral do Sesc Pinheiros. Uso de softwares de captação, edição, publicação e transmissão de conteúdo sonoro pela rede. Atividade indicada para os interessados em aprender tudo sobre a manipulação de áudio com softwares livres e utilizando a Internet. No mês de junho, o Clube do Rádio terá encontros nas terças-feiras, dias 5, 12, 19 e 26/06, das 15h às 17h, com orientação da Equipe Sesc.

Todas as atividades oferecidas pela Internet Livre do Sesc Pinheiros são gratuitas. As inscrições devem ser feitas a partir do dia 22 de maio, pessoalmente, no balcão de recepção da Internet Livre, no 2º andar do Sesc Pinheiros, na rua Paes Leme, 195. Mais informações com os instrutores de Internet do Sesc Pinheiros pelo telefone (11) 3095.9492