16 de julho de 2007

Exposição: "Show de Bola - Bola Arte" no L´Open



A FORMAÇÃO DE COLEÇÕES DE FOTOGRAFIA HOJE: O ACERVO DEUTSCHE BANK

O Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Fórum Permanente "Museus de Arte: Entre o Público e o Privado" e o Goethe-Institut convidam para o debate


A FORMAÇÃO DE COLEÇÕES DE FOTOGRAFIA HOJE: O ACERVO DEUTSCHE BANK

Tópicos:
Por que segmentar a fotografia como técnica em acervos maiores de arte?
O que é a formação de fotografia hoje?
Critérios de formação de coleções de fotografia contemporânea
A linha de formação da coleção fotográfica do Deutsche Bank a partir da escola Bernd & Hilla Becher

Participação:
Friedhelm Hütte, diretor da Deutsche Bank Art e curador da exposição "Mais Do Que Os Olhos Captam - Arte Fotográfica da Coleção Deutsche Bank";
Eder Chiodetto, curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM;
Felipe Chaimovich, curador-chefe do MAM.
O vídeo streaming do debate estará disponível a partir de agosto no site do Fórum Permanente.
20 de julho, sexta, 14h
Espaço expositivo do MAM
Parque do Ibirapuera, portão 3
Entrada franca

O debate se realiza por ocasião da apresentação, no MAM, da exposição "Mais Do Que Os Olhos Captam - Arte Fotográfica da Coleção Deutsche Bank", de 20 de julho a 30 de setembro. Nesse período, serão exibidos, aos domingos, às 15h, filmes selecionados da coletânea ArteCinemaArte, organizada pela KunstFilmBiennale de Colônia e o Goethe-Institut. Auditório do MAM, com entrada franca.

Mais informações sobre os eventos.

1 de julho de 2007

Oficinas no MAM

Exposição: “A CONQUISTA DO ESPAÇO - NOVAS FORMAS DA ARTE DE RUA” - SESC Pinheiros

SESC SÃO PAULO APRESENTA A EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL
“A CONQUISTA DO ESPAÇO - NOVAS FORMAS DA ARTE DE RUA”
DE 11 DE JULHO A 23 DE SETEMBRO

A exposição reúne em São Paulo pela primeira vez, artistas contemporâneos mundialmente reconhecidos por se apropriarem do espaço público como suporte artístico, criando um diálogo direto entre a arte, a cidade e as pessoas que participam dela.

O SESC São Paulo, nas unidades de Pinheiros e Pompéia, apresentam ao público, de 11 de julho a 23 de setembro, a exposição internacional “A Conquista do Espaço – novas formas da arte de rua”, que propõe novas possibilidades de apropriação do espaço público como suporte para as artes visuais. Sendo assim a exposição é concebida de maneira não convencional. As obras ocupam vários espaços das unidades e seu entorno, como fachadas, muros, paredes e espaços de circulação, resgatando o conceito de diálogo entre a arte de rua, a cidade e o indivíduo.

“A arte de rua surge como uma reconquista do espaço, uma alternativa. Diferente de outras formas artísticas, esta se caracteriza por não possuir regras ou padrões que a constituam, podendo criar uma relação direta entre a cidade e suas distintas culturas. A arte de rua depende da liberdade que o espaço público proporciona. Sua relação com o espectador acontece de forma aberta e direta, sem intermediários, é uma arte livre por essência por não depender de nenhuma estrutura ou mercado para existir, necessita somente da rua e de uma intenção”, afirma o curador da exposição Danilo Oliveira integrante do grupo Base-V.

Participam da exposição artistas nacionais e internacionais, cujos processos de criação e execução da obra são realizados no próprio ambiente expositivo. O norte americano Mark Jenkins distribui seus objetos translúcidos e figuras humanas pela praça e saguão de entrada do SESC Pinheiros e Leon Reid, também dos Estados Unidos, subverte os códigos de comunicação para alterar sua percepção. Sinais de trânsito, placas, postes são retirados de seus contextos, retorcidos, entortados e colocados de volta no mesmo lugar.

O artista BLU, da Itália, pinta no grande muro de entrada figuras de proporções gigantescas com temática cotidiana. A paulistana Fefe Talavera se apropria da rampa de acesso ao núcleo expositivo e cria, através de colagem animais tipográficos extraídos dos cartazes de rua encontrados com freqüência na cidade de São Paulo. Onesto e Alexandre Órion, também de São Paulo, utilizam essencialmente o grafite para criarem seus painéis, o primeiro no muro lateral da fachada e o outro no vidro da área de exposições no andar térreo, todos no SESC Pinheiros.

Maruisz Waras é o nome por trás do coletivo M-City, da Polônia, e transporta para o muro da Previdência Social na Rua Paes Leme (prédio ao lado do SESC Pinheiros) inovadoras produções em stencil. Com uma linguagem sintética seus trabalhos fazem alusão ao SinCity, jogo surgido nos anos 80 no qual os participantes devem criar e gerir uma cidade. O cubano Jorge Rodriguez Gerada desenha com carvão na parede externa do Conjunto Esportivo localizada no SESC Pompéia figuras humanas anônimas de proporções gigantescas. Sua obra converte pessoas comuns em ícones visuais da paisagem urbana.

Os grupos Buenos Aires Stencil e Run Don’t Walk, de Buenos Aires, trabalharão um mural coletivo localizado no espaço expositivo do térreo na unidade Pinheiros, trazendo suas temáticas em comum: uma leitura crítica sobre o consumismo, a globalização e o universo da Pop Art. O espanhol SAM 3 traz à tona um mundo frágil feito de papelão, geralmente reciclado. Também no espaço expositivo do térreo o artista cria formas que remetem à figura humana e objetos do nosso cotidiano.

A Área de Exposições - 3º andar do SESC Pinheiros será transformada em um grande catálogo-instalação. Serão núcleos dedicados aos artistas com registros fotográficos de suas obras anteriores, vídeos de processos de suas produções artísticas, históricos e currículos. Haverá o registro fotográfico do processo de criação das obras para a exposição “A Conquista do Espaço”, que será também incorporado a este núcleo.

Compõe a exposição uma programação integrada com oficinas, workshops e palestras com os artistas participantes do projeto. Agendamentos monitorados para grupos escolares, Ong’s e associações serão feitos durante todo o período no SESC Pinheiros.



• FICHA TÉCNICA
Curadoria: Grupo Base-V
Produção Executiva: Expomus – Exposições, Museus, Projetos Culturais Ltda.
Textos e Consultoria de Ação Educativa: Vera Barros

• SERVIÇO
Exposição
A Conquista do Espaço - Novas Formas de Arte de Rua
Abertura no SESC Pinheiros • 10 de julho 2007, 21h (somente convidados).
Visitação nas unidades Pinheiros e Pompéia • de 11 de julho a 23 de setembro 2007.
Funcionamento SESC Pinheiros • Terças a Sextas, das 13h às 21h30; Sábados, Domingos e Feriados, das 10h às 18h30.
Funcionamento SESC Pompéia • Terças a Sábado, das 9h às 22h; Domingos e Feriados, das 9h às 20h.
Grátis
Agendamento de visitas monitoradas somente no SESC Pinheiros • 3095.9400

Espaços expositivos:
No SESC Pinheiros • Térreo e 3º andar.
Fora do SESC Pinheiros • Entrada da unidade e Parede do INSS na Rua Paes Leme.
No SESC Pompéia • Torre do Conjunto Esportivo (com vista para a Avenida Pompéia).

SESC Pinheiros
Endereço: Rua Paes Leme, 195
Horário de funcionamento da Unidade - Terças a sextas, das 13 às 22 h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Tel. para informações: 11 3095.9400
Informações sobre outras programações ligue 0800 118220 ou consulte o portal: www.sescsp.org.br

SESC Pompéia
Rua Clélia, 93
Telefone para informações: (11) 3871-7700
Acesso para deficientes. Não temos estacionamento.
_______________________________________________________________

Assessoria de Imprensa do SESC Pinheiros:
Telefone: (11) 3095-9425 / 3095.9421 - com Francisco Santinho / Andréia Lima / Thais Pinheiro
imprensa@pinheiros.sescsp.org.br

Assessoria de Imprensa do SESC Pompéia
Telefone (11) 3871-7740 - com Aline
paula@pompeia.sescsp.org.br