21 de agosto de 2007

Mostra "Oratórios" - Comemoração dos 340 anos da Basílica de Nossa Senhora da Penha


















13ª Feira de Arte, Cultura e Prevenção – Largo do Arouche

Largo do Arouche recebe feira para arrecadar fundos para assistência aos portadores do HIV, dia 26/8
Evento terá exposições, espetáculos musicais, filmes e palestras (programação completa no fim deste texto)

O Largo do Arouche, no centro de São Paulo, recebe no dia 26 de agosto, domingo, a 13ª Feira de Arte, Cultura e Prevenção. O evento é realizado pela Associação Vida Positiva em parceria com a Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem – ABAPC e o apoio cultural da Prefeitura de São Paulo e a Subprefeitura Sé; e apadrinhado pelo apresentador de tv Leão Lobo. O objetivo é a geração de renda para assistência a portadores do vírus HIV, além da criação de mecanismos para a integração social de soropositivos ao mercado de trabalho.

Das 11 às 18 horas, o público poderá conferir exposições de arte e assistir a diversas apresentações musicais, de dança e de capoeira. Às crianças também será destinada uma programação especial. Palhaços, malabaristas, artistas plásticos e contadores de histórias garantem o entretenimento infantil durante toda a tarde.

A feira pretende ainda conscientizar a população. Nos intervalos entre apresentações, haverá informativos sobre questões atuais relativas à AIDS e às dificuldades enfrentadas por entidades que auxiliam no tratamento e recuperação de portadores do vírus HIV.

Paralelamente às atividades da feira, na Livraria Cia. de Leitura – Av. Doutor Vieira de Carvalho, 160, próxima ao Largo do Arouche – exibe em seu auditório 70 lugares), das 12 às 18 horas, uma série de filmes sobre AIDS, prevenção, drogas e sexualidade.

Complementando o programa na livraria, haverá ainda a realização de uma palestra ministrada por profissionais da área da saúde. Desenvolvendo o tema “AIDS na adolescência”, a palestra pretende salientar a importância e as maneiras de se prevenir contra a doença. Destaque para a presença do padre Júlio Lancelloti, coordenador da entidade Casa da Vida.

Às 20 horas, na casa Cantho Dance Clube com a participação do DJ Mauro Borges – Largo do Arouche, 32 – ocorrerá a festa de encerramento do evento.

A programação da 13ª Feira de Arte, Cultura e Prevenção é a seguinte:

11h – Abertura da Feira ao público, com a participação da Cia. de Sorrisos e Gargalhadas;
12h – MPB, Pop e Rock, com Billy e Aldo – voz, violão e percussão;
13h – Dança clássica indiana apresentada pela bailarina indiana Bhávana Rhya;
14h – Dança flamenca, com a bailarina clássica Nancy Mari, ex-integrante do Balé da Cidade de São Paulo;
14h30 – Oficina do riso para crianças, com o contador de histórias Ramon Lemos;
15h – Apresentação de MPB, com o grupo Trovadores Urbanos;
16h – Pocket show de gêneros de dança, apresentado pelo Espaço GLS de Dança e Academia Brasileira de Dança.
17h – Apresentação do grupo Capoeira Unidos Pela Recuperação e grupo Capoeiragem Brasil;
18h – Performance da drag queen Silvety Montilla e de suas convidadas Miss Biá, Diana Pequeno, Maria do Bairro, Star Pop, entre outras
20h – Festa de encerramento — Cantho Dance Clube, com a participação do DJ Mauro Borges.



A programação na Livraria Cia. de Leitura é a seguinte:

12h às 17h – Exibição dos seguintes filmes temáticos sobre AIDS, prevenção e sexualidade:

1 – A Escolha, produzido por Adolescentes da FEBEM do Tatuapé (Ano 2000), com a FOZ – Federação de Obras Sociais em parceria com a UNESCO / Ministério da Saúde.

2 – Adolescência interrompida, produzido por Adolescentes da FEBEM do Tatuapé (Ano 2002), com a parceria da FOZ – Federação de Obras Sociais e AVP – Associação Vida Positiva em convênio com a UNESCO / Ministério da Saúde.

3 – Aninha e Beto, produzido pelo Ministério da Saúde.

4 – Pra que Time ele Joga, produzido pelo Grupo CORSA SP.

5 – De Organdi, produzido por Jefferson Cardoso.

16h às 17h – Palestra “Aids na Adolescência”, com profissionais da área da saúde. Padre Júlio Lancelloti, José Carlos Rodrigues e o mediador da Mesa Rogério Gusmão

______________________________________________________

13ª Feira de Arte, Cultura e Prevenção – Largo do Arouche
Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação www.viveiros.com.br

Jornalista responsável: Augusto Diniz (MTb 14.453) augusto.diniz@viveiros.com.br
Assistente: Eduardo Tavares eduardo.tavares@viveiros.com.br
Fone/Fax: (011) 3675-5444

Agosto/07

7 de agosto de 2007

Missão Artística Francesa Coleção Museu Nacional de Belas Artes - Pinacoteca do Estado

Pinacoteca apresenta

Missão Artística Francesa
Coleção Museu Nacional de Belas Artes












Inaugurada no ano de 1816, a Academia Imperial de Belas Artes, primeira instituição oficial de ensino de artes no Brasil, representou, em meio à transferência da sede da corte de Lisboa para o Rio de Janeiro, um marco na história artística e cultural do país. A exposição traz um total de 75 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e relevos, de artistas que faziam parte da missão francesa que constituiu a primeira geração de mestres da Academia, bem como de alguns de seus alunos notáveis. Provenientes do acervo do Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro, há obras de Nicolas Antoine Taunay, Jean Baptiste Debret, Auguste Henri Victor Grandjean de Montingy, Auguste Marie Taunay, Charles Simon Pradier e Zépherin e Marc Ferrez, entre outros.

A mostra se organiza em três núcleos: o primeiro apresenta retratos do soberano do império e de outros membros da corte responsáveis pela vinda dos artistas. A seguir, um módulo traz obras significativas dos primeiros docentes da Academia. O terceiro núcleo apresenta trabalhos da primeira geração de alunos, entre eles os pintores Manuel de Araújo Porto Alegre (1806-1879) e August Muller (1815- 1883), o escultor Francisco Manuel Chaves Pinheiro (1822-1884) e o arquiteto José Rodrigues Moreira (1828-1898). Curadoria de Laura Abreu, Mariza Dias e Pedro Xexéo.

Abertura dia 18 de agosto, sábado, das 11 às 14h. Em cartaz até 30 de setembro de 2007.



Missão Artística Francesa Coleção Museu Nacional de Belas Artes

No dia 25 de março de 1816, desembarcou no porto do Rio de Janeiro uma comitiva de artistas franceses, chefiada por Joaquim Lebreton (1760-1819), que vinha criar uma escola de artes e ofícios na capital do Reino Unido, por solicitação do príncipe regente D. João. A chegada dessa Missão Artística Francesa foi um dos grandes acontecimentos de nossa história artística e cultural. A idéia original de organizar a citada escola transformou-se na criação da Academia Imperial de Belas Artes, que teve suas atividades iniciadas em 1826.

Faziam parte da Missão: Nicolas Antoine Taunay (1755-1830), pintor de paisagem; Jean Baptiste Debret (1768-1848), pintor de história; Auguste Henri Victor Grandjean de Montingy (1776-1850), arquiteto; Auguste Marie Taunay (1768-1824), escultor; Charles Simon Pradier (1786-1848), gravador. Estes chegaram em 1816. No ano seguinte, incorporaram-se ao grupo, os irmãos Ferrez, Marc (1788-1850) e Zépherin (1797-1851), o primeiro escultor e o segundo escultor e gravador de medalhas. Foi a ação dos membros da Missão Artística Francesa e da Academia por eles estruturada que possibilitou a profissionalização em grande escala de inúmeras gerações de artistas brasileiros do século XIX.

A exposição Missão Artística Francesa - coleção Museu Nacional de Belas Artes apresenta uma preciosa seleção de obras de autoria dos integrantes da Missão, além de peças significativas da produção de artistas que fizeram parte da primeira geração de alunos da Academia Imperial de Belas Artes - AIBA. Estes artistas, entre eles os pintores Manuel de Araújo Porto Alegre (1806-1879) e August Müller (1815 - circa 1883); o escultor Francisco Manuel Chaves Pinheiro (1822-1884) e o arquiteto José Rodrigues Moreira (circa 1828-1898) entre outros, deram prosseguimento às atividades de seus professores. A exposição exibe um tesouro de imagens: paisagens, cenas urbanas, desenhos de arquitetura, composições que testemunham eventos históricos e retratos de personagens importantes da época.

Pinacoteca do Estado Pça da Luz, 2 | NOVO TELEFONE: 11 3324 1000 Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h | R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia). Grátis aos sábados.

Curso livre de História da Arte no Brasil - O Modernismo Brasileiro

5 de agosto de 2007

Palestras - A Conquista do Espaço

palestras

A CONQUISTA DO ESPAÇO
Novas formas da arte de rua


A expansão da arte no espaço da cidade - do anonimato transgressor à arte contemporânea
As novas produções da arte de rua e os novos espaços para sua exposição, mediação e comercialização em instituições e galerias. Com os artistas Alexandre Orion, Fefe Talavera e Onesto e o fotógrafo Eduardo Brandão - Galeria Vermelho. Grátis
Dia(s) 09/08 Quinta, às 19h. Auditório, 3º andar. Entrega de senhas com 1h de antecedência no local.

Arte de rua - a morte da crítica?

A crítica popular ou especializada em relação a arte de rua como ação direta no meio ambiente e sua divulgação em mídias varidas e internet. Com Mário Ramiro (artista plástico, Prof. Dr. da Escola de Comunicação e Artes - ECA-USP e diretor da Divisão de Ação Cultural e Educativa do Centro Cultural São Paulo) e Agnaldo Farias (Curador, Prof. Dr. da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU - USP). Grátis
Dia(s) 16/08 Quinta, às 19h. Auditório 3º andar. Entrega de senhas com uma hora de antecedência no local.

SESC Pinheiros
rua Paes Leme, 195 - Pinheiros - São Paulo - SP
www.sescsp.org.br

Projeto Ateliê de gravura - Instituto Tomie Ohtake