31 de janeiro de 2010

Olá, Amigos!!! Estive em treinamento para um novo empreendimento. Tive uma semana bem corrida, ufa!!! Neste post, gostaria de comentar sobre o trabalho em exposição .

******<>******


Sobre Panorâmica Altino Arantes (2009)



Panorâmica Altino Arantes, 2009. Fotografia digital. Impressão Inkjet sobre papel, 187X21cm.

Panorâmica Altino Arantes é uma obra que pertence ao conjunto de investigações sobre o olhar e a paisagem, com foco específico em imagens panorâmicas de 360º, vistas de lugares externos e internos, proposta pelo Projeto Panorâmicas 360º, iniciado em 2006. Esta obra está relacionada a Panorâmicas 360° (2007), nos mostrando algumas modificações dadas com a passagem do tempo ao serem comparadas. Uma dessas alterações pode ser percebida no topo do edifício em primeiro plano nas extremidades da imagem, sem as placas de anúncio, reflexo de uma lei urbana de controle e limpeza da poluição visual, promulgada neste intervalo. Para produzir esta imagem utilizei um outro telefone celular (Motorola V3 RAZr) com maior capacidade de captação e melhor definição da imagem. O sensor deste dispositivo possui uma sensibilidade alta para captação de luz, muitas vezes distorcendo o brilho, no caso de imagens noturnas, ou as cores, como na imagem acima , no tom violáceo do céu e das nuvens.

As imagens abaixo são da Panorâmica Altino Arantes, instalada no hall de acesso à exposição Paisagens de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes.




Meus agradecimentos à Curadoria do Acervo Artístico pelo convite e a atenção dispensada.
Caros amigos,

Estou participando da exposição "Paisagens de São Paulo", com a obra Panorâmica Altino Arantes (2009), uma fotografia panorâmica captada com celular. A imagem foi ampliada e plotada, ocupando todo o hall de acesso à exposição.

Abaixo segue a divulgação da exposição.


“Paisagens de São Paulo”
no Palácio dos Bandeirantes

De 26 de janeiro a 28 de fevereiro a Curadoria do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo realiza a exposição “Paisagens de São Paulo”, que reúne 47 obras de artistas renomados como Rebolo, Gregório Gruber, Alfredo Volpi, Yugo Mabe, Bonadei, Camargo Freire, Julio Guerra, Benedito Calixto, Nicola Petti, José Pancetti, entre outros.

A mostra - que acontece no 1º andar do Palácio dos Bandeirantes – exibe também um painel com fotografias do alemão Werner Haberkorn, pertencentes à coleção do Museu Paulista. No mesmo painel Serão expostos também cartões postais de São Paulo de 1895 a 1925, de autoria de Guilherme Gaensly, fotógrafo suíço-brasileiro autor de algumas das mais belas imagens da capital paulista.

O alemão Haberkorn visitou o Brasil pela primeira vez em 1936. Nesta época, fotografou as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. As imagens foram utilizadas em palestras na Alemanha, com o objetivo de divulgar o Brasil à comunidade decidida a deixar o país diante da iminência da Segunda Guerra Mundial. As fotos convenceram muitos alemães a emigrarem para o Brasil, antes da Segunda Guerra.

A curadora do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo e da exposição “Paisagens de São Paulo”, Ana Cristina Carvalho, destaca que na mostra “pode se observar algumas das transformações da paisagem de São Paulo e seus arredores, sob o olhar de artistas que evidenciaram aspectos que hoje já não vemos”. As paisagens do Morumbi produzidas por Francisco Rebolo é um exemplo disso, assim como ”Margens do Rio Tietê” de Campiglia, a “Rua Direita” de Júlio Guerra, as ruelas de Volpi e as casas de Bonadei.

A Mostra exibe também algumas obras que retratam lugares do estado de São Paulo que se modificaram ao longo do tempo, como por exemplo, a Ponte Pênsil, em São Vicente, de Benedito Calixto, que tem hoje sua paisagem alterada pela construção de uma nova ponte.


SERVIÇOS
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 - Portão 2
Informações: 2193.8282 – monitoria@sp.gov.br
Agendamento Eletrônico*: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público das 10 às 17 horas,- de terça a domingo.
Grátis.