18 de janeiro de 2011

17 de janeiro de 2011

São Paulo 24 Horas - Jornada Fotográfica

Jornada Fotográfica do Museu da Cidade de São Paulo
 
São Paulo 24 Horas

Descubra o Patrimônio Histórico de sua Cidade
Coordenação: André Douek

Do próximo dia 22 de janeiro, a partir das 18h00, até o dia 23 às 18h00, a Jornada Fotográfica vai comemorar o aniversário da cidade de São Paulo que, no dia 25, completa 457 anos de sua fundação.
A idéia é documentar a cidade durante 24 horas e disponibilizar as imagens em tempo real através da internet.
O ponto de encontro será no Telecentro Olido - Cibernarium que fica na Av. São João, 473 - República. Lá teremos computadores para descarregar as fotos e fazer a publicação. A proposta é que durante as 24 horas tenhamos grupos saindo de hora em hora e que cada grupo volte depois de três horas para descarregar as fotos. É possível participar de vários grupos.
O participante deve trazer o cabo para poder descarregar as fotos e a carteira de identidade (RG) para ter acesso ao Telecentro.

Para a inscrição, basta enviar nome, e-mail, telefone de contato e horário de preferência para: andredouek@uol.com.br


Quando: De Sábado, 22 de janeiro de 2011, às 18h00, a Domingo, 23/01, às 18h00.

Onde: Ponto de encontro no Telecentro Olido – Cibernarium, Av. São João, 473 – República.

Quanto: Atividade Gratuita

Inscrições: Enviar nome, e-mail e telefone de contato para: andredouek@uol.com.br, até 20/01.

SP Escola de Teatro Abre Processo Seletivo para Vagas Disponíveis















A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, Instituição do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Estado da Cultura, abrirá novo processo seletivo com o intuito de preencher vagas ainda disponíveis nos cursos de Cenografia e Figurino, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco nos períodos vespertino e matutino.

No total, serão oferecidas 46 vagas a serem preenchidas da seguinte maneira: 05 para o curso de Cenografia e Figurino, 02 Iluminação e 03 para Técnicas de Palco, no período matutino. E, para o período vespertino, 02 vagas para o curso de Iluminação, 14 para o curso de Sonoplastia e 20 para o curso Técnicas de Palco.

O processo seletivo será composto por duas fases: a 1ª fase, eliminatória, é composta por redação e provas objetivas; e a 2ª fase, eliminatória e classificatória, é formada por provas de aptidão. Todos os candidatos passarão por entrevistas com os coordenadores, formadores e artistas convidados para a banca.

As aulas são de terça a sábado, sendo que, para o período matutino, o horário é de terça a sexta-feira, entre as 9h e 13h; e, aos sábados, em período integral, das 9h às 13h e das 14h30 às 18h30. No período vespertino, as aulas também são de terça a sexta, das 14h30 às 18h30; e, aos sábados, em período integral, das 9h às 13 horas e das 14h às 18 horas.

Os cursos, que têm duração de dois anos e são ministrados pelos mais renomados artistas do palco, terão início em 22 de fevereiro de 2011.

Para participar do processo seletivo da SP Escola de Teatro, o candidato deve ter no mínimo 18 anos até a data de início do curso além do Ensino Médio completo.

Vale ressaltar que todos os cursos são gratuitos e, para 2011, o Programa Kairós da SP Escola de Teatro oferecerá 200 bolsas de estudos no valor de R$ 545,00 destinadas a estudantes com baixa renda. 

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas exclusivamente na secretaria da Escola, entre os dias 17 e 24 de janeiro de 2011, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h30.

Confira as descrições dos cursos:


Cenografia e Figurino:

Com coordenação de J.C.Serroni, visa a capacitar jovens interessados no universo profissional da cenografia e do figurino. Qualificação na qual o aprendiz recebe noções básicas do fazer cenográfico e da indumentária teatral. O curso tem caráter prioritariamente prático e, para isso, além das oficinas, articula estágios em teatros, centros culturais, produtoras de TV e agências. Aulas teóricas e práticas são complementadas por meio do contato com outros profissionais que já atuam no setor.

Iluminação:

Com coordenação de Guilherme Bonfanti, o curso propõe-se a formar técnicos com conhecimento mais abrangente, que vão além das especificidades da área. Pretende formar criadores autônomos, investigativos, críticos e que entendam o significado do trabalho em equipe. Um dos pilares é unir a tecnologia e o artesanal, ressaltando a criatividade do aprendiz. Dialoga com áreas importantes, como artes visuais, cinema e música. Ênfase no Experimento para educar o olhar do artista da luz.

Sonoplastia:

Com coordenação de Raul Teixeira, o curso aborda conhecimentos que estimulam a comunicação pelo som. Oferece a possibilidade de o aprendiz criar sua trilha sonora, que poderá ser produzida ao vivo ou gravada, utilizando-se dos meios de produção de som, como música, ruídos ou voz. Este conceito, aplicado inicialmente ao teatro, também será experimentado por meio do cinema, rádio, televisão e outras mídias, oferecendo, desta forma, uma visão mais ampla sobre a sonoplastia. Explora variantes expressivas do som, seja ele real ou imaginário, recriando cenários, objetos ou personagens.

Técnicas de Palco:

Com coordenação de J.C. Serroni, o curso preenche uma das principais carências do fazer teatral no Brasil. Capacita técnicos de palco que possam atuar na área, como cenotécnicos, aderecistas, maquinistas e diretores de cena (antigos contrarregras) que não assimilem somente a parte instrumental de sua área, adquirindo uma perspectiva ampliada dos elementos que compõem um espetáculo. Mira-se o cidadão antes do profissional.

fonte: http://spescoladeteatro.org.br/processo_seletivo_2011/

15 de janeiro de 2011

10 de janeiro de 2011

Mostra online: Micro²












Sem título, 2010. Grafite sobre papel. 5x5cm.


A mostra online Micro², organizada pelo Microbo.net, com curadoria de Anna Epis e Aldo Torrebruno, já está no ar. Para visualizar os trabalhos feitos em tamanho 5x5cm, acesse: Micro²

A partir de 14 de fevereiro, os trabalhos poderão ser vistos na Associazione Circuiti Dinamici, em Milão.

De 14 de feveiro a 3 de março
Associazione Circuiti Dinamici
Via Giovanola, 19/c Milano MM2 Abbiategrasso

http://www.microbo.net/winnerextra.asp?ID=53

Descobertas pinturas sob "Madonna del Granduca" de Rafael Sanzio

A matéria "C’è un paesaggio dietro quel Raffaello" de Arturo Carlo Quintavalle, publicada pelo Corriere della Sera, em 23 de dezembro, traz discussões sobre a descoberta de pintura de paisagem contida sob a 'Madonna del Granduca', pintada por Rafael Sanzio, em 1504.

Atualmente, na imagem que vemos, a figura da Virgem segurando o Menino Jesus está sobre um fundo escuro, negro. De acordo com a verificação a partir da análise radiográfica, feita pelo Opificio di Firenze, nota-se que o fundo era composto por uma balaustrada atrás da Virgem, colunas à sua direita e à esquerda, atrás do Menino, além da paisagem também à esquerda.

Uma cópia datada de 1803, apresenta o fundo negro. Há dúvidas sobre este fundo, se fora fruto de retoques sucessivos, ou se Rafael decidiu mudar a composição, presentes nos esboços em papel. A análise dos elementos químicos sugere que este é posterior a pintura de 1504. O quadro em estudo seria um dos últimos a mostrar o diálogo com Leonardo Da Vinci, período correspondente a estada de Rafael, em Florença.

Ainda, segundo o artigo, pinturas de Rafael posteriores a 1505, apresentam as diversas Madonas com fundos onde a paisagem aparece, uma delas é a Madonna of Belvedere (Madonna del Prato), de 1506.

O projeto de restauro, curado por Alessandro Cecchi e Marco Ciatti, coloca em questão um problema frequente na hora de se decidir sobre a interferência na busca do original e a imagem já conhecida, ou seja, um problema não só da ordem da restauração, mas histórico, pois há toda história constituída da obra e sua circulação, entre outros, a serem refletidos pela equipe responsável.

Resta apontar que há diversas escolas e linhas no campo da restauração. Na atualidade brasileira, várias igrejas passam por restauros, cujas interferências podem resultar em trabalhos de excelência e cuidado no que se refere ao já conhecido e o seu original. O que não se pode perder de vista é que uma interferência realizada sem critérios e estudos claros (materiais integrados e reversibilidade, técnicas aplicadas), pode apagar a história do patrimônio, um dano inestimável e, em muitos casos irrecuperável.

5 de janeiro de 2011

iD BAIRRO - BOM RETIRO






















CRONOGRAMA - Janeiro: 26/01 a  23/02. Quartas e sábados.
PROGRAMA
Encontro 1 e 2 [26/01 e 02/02 – 4ª. f]
Conceitos que redefinem a Arte Pública na atualidade.
Convidados apresentam suas idéias e experiências como campos de prática artística.
Coletivos: EIA, Imargen, Coletivo Coletores, Teatro da Vertigem, AVOA, SCiarts, IPHAN entre outros [A CONFIRMAR]

Encontro 3 [05/02 - sáb.]
Expedições no território: mapear, explorar, visualizar, ativar.

Encontro 4 [09/02 – 4ª. f.]
Elementos para elaboração de propostas artísticas com base em criatividade social, ação coletiva e práticas artísticas.
Foco: intervenção no território do Bom Retiro.
Encontros com convidados e coletivos.

Encontro 5 [12/02 – Sab.]
Expedições no território: mapear, explorar, visualizar, ativar.
Pesquisa de Campo. 

Encontro 6 [16/02 – 4ª. f]
Detalhamento de projetos. Pesquisa documental.

Encontro 7 [19/02 – Sab]                                                   
Formatação de propostas artísticas para o território do Bom Retiro.

Encontro 8 [23/02 – 4ª.f]
Finalização e estudos de convergência entre projetos.
Encaminhamento de processos colaborativos. Avaliação.

4 de janeiro de 2011

Novidades e incrementos

Várias novidades e incrementos fazem parte do projeto para este blog. Um dos incrementos é a nova seção Links, Áudios e Vídeos gratuitos, cuja a pretensão é listar os principais portais com conteúdos gratuitos ou registrados em copyleft sob licença Creative Commons.

Os próximos passos serão a criação de um podcast, uma seção com endereçamento aos projetos voltados ao desenvolvimento de programas gratuitos ou livres e uma somente para artigos, manuais e mapas frutos de pesquisa realizadas.

É isso aí! :)

Mais de 23.000 visualizações no Youtube

Bater recorde de visualizações não é algo incomum hoje nos videologs, especialmente no Youtube. Um vídeo pode cair nas graças e, quase que instantaneamente, passar da casa dos milhões de visualizações.

Um clipe de música, uma catástrofe, um programa de TV, curiosidades e bizarrices, fazem parte do casting de visualizações estratoféricas, ganhando notoriedade e até compondo a grade da TV aberta,  em seções destinadas aos que estão "bombando na Web".

Contudo, há lugar para todos. Mantenho um canal com vídeos experimentais que venho realizando desde 2006, usando fotografias e vídeos curtos captados com telefones celulares, parte da minha em artes visuais.

Na última contagem, percebi que o canal foi visto por mais de 23.000 pessoas, contado apenas aqueles que classifiquei como experimentais.

Por este motivo, agradeço à todos os visitantes e convido os novos para assistirem as produções. Para visitar, acesse: http://www.youtube.com/rosangelaap

Para este ano, pretendo colocar vídeos inéditos, já em fase de produção. Por isso, dê uma passadinha no canal ou uma olhadinha no blog para saber mais.