3 de março de 2015

Mostra Caminho da Penitência: têxteis litúrgicos do Tempo da Quaresma


Mostra Caminho da Penitência: têxteis litúrgicos do Tempo da Quaresma

Na exposição são apresentadas vinte e três peças, datadas entre os séculos XVIII a XX, pertencentes do Acervo Histórico-Artístico da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência da Cidade de São Paulo (VOTSFPCSP).

Em tecidos de cor roxa, usados no Tempo da Quaresma, simbolizando a penitência e a conversão, as peças apresentam austeridade e nobreza presentes em seus acabamentos (damascos, brocados e cetins) e ornamentos (cravos, coroas de espinhos, entre outros) percebidos nas casulas, estolas, manípulos e capa de asperge.

A exposição é fruto dos estudos da Profª Me. Rosângela Aparecida da Conceição, realizada no acervo e na documentação da VOTSFPCSP, que é parte de sua pesquisa "Indumentária e têxteis litúrgicos nas coleções brasileiras de arte sacra".

Agradecimentos aos irmãos da VOTSFPCSP, em especial a Ministra Irmã Maria Nascimento Silva e aos membros do Conselho 2012 a 2015, ao Prof. Dr. Percival Tirapeli, Prof. Dr. Luciano Migliaccio, Profª Drª Marike Van Roon, Profª Me. Myriam Salomão e Maria José Meireles pelas contribuições.