27 de abril de 2007

Pinacoteca do Estado na III Virada Cultural de São Paulo

A Virada Cultural é uma iniciativa inspirada nas Noites Brancas realizadas em capitais européias, quando diversos espaços culturais funcionam durante as 24 horas do dia. Confira as atividades programadas para o evento na Pinacoteca:


Dia 05 de maio de 2007, sábado, das 10h à meia-noite
:

> Das 10h30 às 17h: III Mercado de Livros – A Pinacoteca do Estado promoverá sua terceira grande venda de livros e catálogos a preços muito especiais. São dezenas de títulos editados pelo museu, entre livros de arte e cultura e catálogos de exposições, com descontos de 50 a 80%.

> Das 11 às 14h: Abertura da exposição A arte de subverter a ordem das coisas, retrospectiva da artista Niobe Xandó (às 12h, como parte dos eventos de inauguração da mostra, será apresentada uma peça musical composta por Anna Maria Kieffer e Vanderlei Lucentini: trata-se de uma peça em três movimentos composta especialmente para a exposição e que trava um diálogo profundo com as obras expostas e com o público. E, às 13h30, será exibido um documentário de André Azevedo e Pedro Mendes que retrata o lado pessoal da artista através de entrevistas com amigos, curadores e críticos de arte).

> Às 11h: Lançamento do livro Manet | Uma mulher de negócios, um almoço e um bar, de Luiz Renato Martins (Jorge Zahar Editor), parte integrante da coleção Arte+. Acontecerá também uma palestra com o autor.

> Desde as 14h, no estacionamento da Pinacoteca, os grafiteiros Vine, Jonato e Branco realizarão painéis, criando um momento de verdadeiro contato entre a população e essa manifestação urbana a cada dia mais relevante na cultura contemporânea.

> Às 17h, no auditório – Mesa-redonda: Por ocasião da exposição de Cabana PAC13, instalação de Rubens Espírito Santo, acontecerá uma conversa com o artista sob o tema Filosofia e Arte, com a participação do filósofo e arquiteto Sérgio Bollinger e da educadora Ângela Castelo Branco.

> Das 17 às 19h, nas galerias: Serenata no museu – O grupo Serenata & Cia, cuja formação consiste em violino, violão e duas vozes, resgata a tradição da seresta, com músicas, canções e recitais de textos.

> Às 19h, no pátio dianteiro, uma amostra da produção audiovisual brasileira recente, com a exibição de três curta-metragens: O Caderno Rosa de Lori Lamby, de Sung Sfai (2005, 19min), Espeto, de Sara Silveira e Guilherme Marback (2007, 17min), e A Plenos Pulmões, de Patricia Moran (2006, 15min).

> Às 19, 21 e 23h: Esculturas da Pinacoteca no Parque da Luz: sob uma nova luz – No escuro da noite, um passeio pelo parque, portando lanternas que iluminam o caminho e proporcionam descobertas. O balé das luzes acontece sob a coordenação de um educador que percorre o jardim à procura das formas, texturas e cores das esculturas do parque, num trajeto emocionante, educativo e surpreendente.

(90 vagas por horário, participação mediante inscrição prévia)

> Às 20h, no pátio dianteiro: A Cia Teatral ManiCômicos, apresenta “Perfeição – Quando a Tempestade Nasce das Luzes”: quatro caminhantes trazem em suas bagagens a história de uma cidade, outrora tão orgulhosa de seu desenvolvimento e ora às voltas com uma epidemia. A situação é apresentada, porém, na forma de um jogo dinâmico e divertido, com música, risos, improvisos e interação.

> Das 21 às 23h, no pátio dianteiro da Pinacoteca, apresentam-se os grupos de rap Záfrica, referencial da atual cena hip-hop, Periafricania e Versão Popular, donos de repertórios engajados sobre temas como a realidade da periferia, o processo de exclusão vivido por retirantes nordestinos e a saga histórica de líderes sociais.


Dia 06 de maio de 2007, domingo:

> Às 13h30: Apresentação do Coro da OSESP – Com regência da maestrina Naomi Munakata, o coro da mais importante orquestra sinfônica do país apresentará peças de Anton Bruckner, Carlos Alberto P. Fonseca, Orlando de Lassus, John Tavener, Vieira Brandão, Dorival Caymmi, Osvaldo Lacerda e Aylton Escobar. No pátio dianteiro do museu.


Além de todas essas atrações, estarão em cartaz as seguintes exposições

(das 10h à meia-noite do sábado, e das 10 às 18h do domingo):
Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo
A mostra do acervo da Pinacoteca do Estado reúne cerca de mil obras, e apresenta um rico e abrangente panorama da arte brasileira. Com destaque para sua importante seção de arte da segunda metade do século XIX, a Pinacoteca apresenta em seu acervo os principais momentos da produção artística brasileira desde os anos 1850 até a atualidade: percorrê-lo é percorrer momentos-chave da história das artes visuais no Brasil. Exposição de longa duração.


Niobe Xandó | A Arte de subverter a ordem das coisas

Pioneira do realismo fantástico brasileiro, Niobe Xandó ganhará, nesta exposição, uma vasta retrospectiva. As 182 obras que compõem os 13 módulos da mostra exploram temas como natureza, culturas primitivas e elementos gráficos que, no universo da artista, são usados como fórmulas mágicas de um simbolismo ancestral. Curadoria de Antonio Carlos Abdalla. Em cartaz até 24 de junho.


¥3 (Infinito ao Cubo) | Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti


A instalação concebida pela dupla de artistas para o Projeto Octógono Arte Contemporânea subverte de modo radical a compreensão regular da espacialidade e da percepção espacial-visual. Trata-se de um grande cubo espelhado em todas as faces, construído sobre uma base móvel e adentrável pelo público visitante, numa experiência cinética verdadeiramente imersiva. Curadoria de Ivo Mesquita. Até 06 de maio.

Cabana PAC 13 | Rubens Espírito Santo

Cabana é uma instalação que mistura modalidades como pintura, escultura, cinema, fotografia, arquitetura, construção civil. A obra entrecruza questões artísticas com outras pertinentes a diversas áreas do conhecimento, como psicanálise, filosofia e pedagogia. Trata-se de uma construção de madeira, suspensa a 50cm do chão, instalada em um espaço público. A parte exterior da construção é confeccionada com restos de materiais, muitos deles achados na rua, ou coletados no centro de São Paulo. O interior, que apresenta caráter lúdico, contém objetos pessoais, cadernos de estudos, diários, lousa, frases, coletados ao longo da vida do artista. Até 13 de maio.

Nicolas Bouvier – O olhar do viajante
A Pinacoteca apresenta uma série de cerca de 90 imagens (em preto-e-branco) de Nicolas Bouvier (1929-1998), escritor-viajante suíço de língua francesa. As imagens foram realizadas entre 1953 e 1955, durante a viagem que o conduziu de Genebra ao Ceilão ao volante de um pequeno Fiat Topolino e cuja narração foi feita em L’Usage du monde – 1963. A exposição integra a celebração do Mês Internacional da Francofonia. Curadoria de Sébastien Roy e Diógenes Moura. Em cartaz até o dia 13 de maio.


Diálogo no Inconsciente | fotografias de Eduardo Villares

As 38 imagens em cores que o fotógrafo paulistano apresenta dão uma amostra de sua delicada poética; com uma trajetória fotográfica de 15 anos, Eduardo Villares define sua produção como um mergulho interior. Em Diálogo no Inconsciente, Villares depura sua sutileza: fotografando cenários ligados a sua vida pessoal, o fotógrafo parece, antes que exibi-los, confidenciá-los. Curadoria de Diógenes Moura. Em cartaz até 1º de julho.

--------------------------------------------------------------------------------

Pinacoteca do Estado
Pça da Luz, 2 | metrô Luz | 11 3229 9844

Contatos com Mediação - SESC Pinheiros




















[5]Maio
10h • Recepção e credenciamento - Auditório, 3º andar
10h30 • Conversações 1
Entre a proximidade e o estranhamento: a mediação e o público
À medida que avançam as reflexões sobre a compreensão de como o público se apropria de uma exposição, um filme, um espetáculo cênico ou musical, a relação mediação-público vai se tornando mais complexa. Esta mesa pretende problematizar como se dá a linguagem da mediação, discutindo o conjunto de aspectos que são considerados relevantes a partir de experiências com projetos que envolvem público com características específicas e diferentes contextos.

Foco • [o fruidor] (o visitante de uma exposição ou da cidade, o estudante na escola ou fora dela)
Problematizador • [Celso Favaretto] (FE/USP)
Convidados • [Gabriela Aidar] projeto de inclusão sócio-cultural (Pinacoteca) • [Patrícia Durães] Clube do Professor (Unibanco) • [Amanda Tojal] projeto com públicos especiais (Pinacoteca)

14h às 16h30 • Sala de Oficinas, 2º andar e Sala de Atividades, 3º andar
Oficinas experienciais e reflexivas
Instalações Multimidia Interativas - SCIArts - Equipe Interdisciplinar - [Gilson da Silva Domingues, Julia Blumenschein, Fernando Fogliano, Milton Sogabe, Renato Hildebrand, Rosangella Leote] • A visão pelos outros sentidos - [Alfonso Ballestero] (USP) • Contação de histórias e mediação de imagens [Solange Utuari e Cinthya Bayma] (Unicsul)


[12]Maio
10h • Recepção e credenciamento - Auditório 3º andar
10h30 • Conversações 2
Entre o encontro e a provocação: a ação mediadora
Como impulsionar o encontro com a arte convocando o outro para olhar, escutar, sentir, pensar e experienciar num tempo mais devagar? Como dar contornos e trânsito nesse encontro no percurso da ação mediadora? A abordagem de diferentes modos de mover provocações estéticas no fazer da ação mediadora será problematizada nesta mesa.

Foco [a ação mediadora]
Problematizador [Virgínia Kastrup] (Uerj)
Convidados • [Denise Grinspum] projeto centro-periferia - 27ª Bienal/SP (Museu Lasar Segal) • [Marika Gidali] projeto Joaninha e Professor-Criativo (Ballet Stagium) • [Rejane Coutinho] ação mediadora em espaços culturais (IA/Unesp)

14h às 16h30 • Sala de Oficinas, 2º andar e Sala de Atividades, 3º andar
Oficinas experienciais e reflexivas
Aproximações com a dança - Território contemporâneo em jogo - [Daniela Libâneo] (Famec) - Pio Santana (IA/Unesp) • As ressonâncias dos materiais didáticos na sala de aula - [Maria de Lourdes Souza Fabro] (IA/Unesp)



[19]Maio
10h - Recepção e credenciamento - Auditório 3º andar
10h30 - Conversações 3
Entre a potência da arte e sua ativação cultural: a curadoria educativa
Como são gerados projetos de mediação? Para onde olha esse trabalho? O que ele olha? Como olhar para o assunto que se quer desenvolver na mediação? De onde olhá-lo? Tendo isso em vista, esta mesa irá discutir o lugar da curadoria educativa nos processos de mediação e o que está em jogo na sua prática, tanto em contextos artísticos como educacionais.

Foco: [a curadoria educativa] (a escolha)
Problematizador: [Agnaldo Farias] (FAU/USP)
Convidados: [Luiz Guilherme Vergara] - curadoria educativa (MAC/Niterói) • [Flávio Desgranges] - a pedagogia do espectador (ECA/USP) • [Marcos Scarassatti] - música contemporânea e público (Unicamp)

14h às 16h30 • Sala de Oficinas, 2º andar e Sala de Atividades, 3º andar
Oficinas experienciais e reflexivas
Escuta sensível - [Jéssica Makano (IA/Unesp)] • O corpo expressivo e a cidade [Rita de Cássia Demarchi (Famec e Fpa) e Olga Egas (Unicsul)] • A fotografia na escola - [Ana Maria Schultze (GP) e Maristela Sanches (IA/Unesp)]


[26]Maio
10h • Recepção e credenciamento - Auditório 3º andar
10h30 • Conversações 4
Entre formas e forças: práticas de formação cultural
Formação cultural, para além da idéia genérica de acesso e democratização dos bens culturais, engloba desde o estudo e a pesquisa permanente daqueles que atuam no território da mediação até práticas de ação cultural permanentes que ofereçam o encontro com a arte, tanto para crianças, jovens, professores como para donas de casa, trabalhadores, idosos, entre outros. Nesta mesa, pretende-se discutir práticas de formação cultural que apontam alternativas de política cultural e educacional.

Foco: [políticas de formação cultural]
Problematizadora: [Mirian Celeste Martins] (IA/Unesp e Rizoma Cultural)
Convidados: [Maria Lucia Montes] (FFLCH/USP) • [Alexandre Matte]
(IA/UNESP) • [Edmir Perroti] (ECA/USP)

14h às 16h30 • Sala de Oficinas, 2º andar e Sala de Atividades, 3º andar
Oficinas experienciais e reflexivas
Entre a proximidade e o estranhamento, o encontro e a provocação, a potencia da arte e a ativação cultural, formas e forças: voz do vivido, a voz dos presentes e o desejo de futuro - [Grupo de Pesquisa Mediação: arte/cultura/público]
Coordenação: [Mirian Celeste Martins]

[inscrições]
Pessoalmente a partir de 25/04 na Central de Atendimento, 3º andar.
Valores para todo o evento • R$ 15,00; R$ 10,00 (usuário matriculado); R$ 7,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado e dependentes, estudantes e professores).
100 vagas
Evento direcionado a educadores, pesquisadores, estudantes e interessados em geral.
Mais informações pelo telefone 3095 9400.