Rosângela Ap nasceu em 1977, em São Paulo, Brasil. Bacharel em Artes Visuais (2009), licenciada em Artes Visuais (2010), Mestre em Artes (2013) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Formada em Desenho de Comunicação (1996-1999) e Design de Interiores (2001-2003) pela ETEC Carlos de Campos.
Desde 1996, participa regularmente de exposições como artista.
A partir de 2002, realiza trabalhos com educação não-formal, desenvolvendo, especialmente, atividades artísticas para grupos de terceira idade no SESC São Paulo.
Em setembro de 2003, inicia pesquisa e trabalhos com arte e novas tecnologias, coordenando e desenvolvendo a oficina de Arte Digital – Do Ponto ao Pixel, oficina de formação de orientadores, supervisores e usuários. Participou na organização e colaboração em eventos pela então Coordenadoria do Governo Eletrônico, atual Coordenadoria de Inclusão Digital, como Fórum Mundial da Educação (2004), Fórum Cultural Mundial (2004), Semana de Inclusão Digital (2004), Sinapse Digital (2004). Entre outras atividades, ministrou oficina de Capacitação para Inserção no Mundo do Trabalho, oficina de Educação Ambiental, ambas para formação de orientadores e supervisores multiplicadores – atividades voltadas ao uso de novas tecnologias de informação aplicada à Inserção no Mundo do Trabalho e Educação Ambiental -; editora dos blogs artedigital´s Blog e dopontoaopixel, ambos da oficina de Arte Digital; fez parte do Programa Telecentros da Prefeitura do Município de São Paulo até abril de 2006.
Artista convidada no Projeto Usina de Idéias – SESC São Paulo - 2004, onde foram trabalhadas questões ambientais para adolescentes e jovens através da arte-educação.
Desenvolveu, de agosto a dezembro de 2006, os cursos de Internet e Inclusão Digital, ambos focados em arte e tecnologia, na Universidade Aberta à 3ª Idade, UNATI, projeto de extensão universitária do Instituto de Artes da UNESP.
Algumas de suas obras estão presentes no acervo do Musée de l´Elisée (Lausanne, Suíça), do Istituto Culturale Bertold Brecht (Milão, Itália), da Associazione Culturale Acquamarina (Trieste, Itália), do Grafisk Vaerkst (Naested, Dinamarca), da Associação Brasileira dos Artistas de Colagem (São Paulo, Brasil), além figurarem em catálogos impressos e online.
Teve a obra "The Sense of Place" (2005), trabalho realizado em conjunto com Teresa Eça, analisada por Maria R .P. Montenegro (2009), em sua tese intitulada "DO SENSO DE LUGAR NO APRENDIZADO DA ARTE: Uma experiência docente realizada no Ensino Fundamental II da Escola Estadual Governador André Franco Montoro em São Lourenço da Serra, SP." Dissertação apresentada à Universidade
Presbiteriana Mackenzie, Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura.
É autora da Apostila de Arte Digital (2004) do atual Programa Telecentros. Autora juntamente com Sandro Luiz dos Santos das obras Teatro Municipal de São Paulo – Estudos Preliminares para visita Monitorada (2008) e Teatro Municipal de São Paulo – Roteiro de visita monitorada para Família (2008), ambas publicações elaboradas para formação de educadores/monitores do Teatro Municipal de São Paulo.
Fez parte do grupo de pesquisa cAt – ciência/Arte/tecnologia coordenado pelo prof. dr. Milton T. Sogabe, IA-Unesp/CNPq.
Ministra cursos e palestras sobre arte e tecnologia para instituições culturais e educativas.
::
Rosângela Ap – Short Biography
Rosângela Ap was born in 1977, in São Paulo, Brazil. Bachelor in Visual Arts (2009) and graduated in Teaching in Visual Arts, in Institute of Arts of UNESP, São Paulo. She´s Graphical (1996-1999) and Interiors Designer (2001-2003) formed by ETEC Carlos de Campos.
Since 1996, she participates regularly of exhibitions as artist.
From 2002, she carries through works with non-formal education, developing, especially, artistic activities for groups of third age in SESC São Paulo.
In September of 2003, she initiates research and works with art and new technologies, co-ordinating and developing the workshop of Digital Art – Of the Point to the Pixel. Among others activities, gave workshop of qualification for Insertion in the World of the Work, workshop of Ambient Education, both for formation of people who orientates and multiplying supervisors – activities directed to the use of new technologies of information applied to the Insertion in the World of the Work and Ambiental Education -; publishing of blogs artedigital’s Blog and dopontoaopixel, both of the workshop of Digital Art; it was part of the Telecentros´s Program of the City hall of the City of São Paulo until April of 2006.
She participated in the organization and contribution in events for then the Coordenadoria do Governo Eletrônico, current Coordenadoria de Digital Inclusão, as World-wide Forum of the Education (2004), World-wide Cultural Forum (2004), Semana de Inclusão Digital (2004), Sinapse Digital (2004).
Artist invited in Usina de Idéias´s Project, SESC São Paulo, 2004, where ambiental questions for adolescents and young through the art-education had been worked.
From August to December of 2006, co-ordinated the project of Digital Inclusion for Open University of the Third Age – Institute of Arts of the UNESP.
Some of his works are present in the collection of the Musée de l’Elisée (Lausanne, Switzerland), the Istituto Cultural Bertold Brecht (Milan, Italy), the Associazione Cultural Acquamarina (Trieste, Italy), the Grafisk Vaerkst (Naested, Denmark), the Brazilian Association of Artists of Collage (Sao Paulo, Brazil), as well appear in print and online catalogs.
She is the author of Digital Art´s Handbook (2004) of the current program Telecenters. Author along with Sandro Luiz dos Santos of handbooks Municipal Theater of Sao Paulo – Preliminary Studies to guided visit (2008) and Municipal Theater of Sao Paulo – Roadmap to guided visit for Family (2008), both publications designed to train educators / guides the Municipal Theater of Sao Paulo.
Part of the research group cat – science/Art/technology coordinated by Phd. Milton T. Sogabe, IA-Unesp/CNPq.
Minister courses and lectures about art and technology for educational and cultural institutions.