26 de fevereiro de 2011

Processo Seletivo Curso “FUNDAMENTOS DA CULTURA E DAS ARTES”

O Curso “FUNDAMENTOS DA CULTURA E DAS ARTES”, de 2000 a 2010, completada a sua sétima edição, teve bons resultados, considerando o conteúdo das discussões críticas travadas em todas as disciplinas em sala de aula, os trabalhos escritos e monografias produzidos pelos alunos, o intercâmbio cultural entre professores e discentes de diferentes áreas de conhecimentos com afinidades com a arte, a cultura e a educação.

Inscrições abertas: de 07/02 a 05/03/2011
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9 às 12hs e das 13 às 17h; aos sábados das 10 às 16h

LOCAL: Instituto de Artes da UNESP à Rua Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Barra Funda/SP (em frente ao Terminal Rodoviário) - Departamento de Artes Plásticas – Sala 316 – A/C Olga
Informações pelo telefone 3393.8678 ou nos  e-mails: olga@ia.unesp.br e/ou svitor@ia.unesp.br


Mais informações:
http://www.ia.unesp.br/pos/lato/int_pos_lato_fca.php

13 de fevereiro de 2011

E-book Possibilidades da fotografia contemporânea




















Lançado em outubro de 2010, o e-book Possibilidades da fotografia contemporânea, faz parte do rol de publicações online do Itaú Cultural. A publicação disponível no Issuu.com, no endereço a seguir:
http://issuu.com/itaucultural/docs/possibilidades_da_fotografia, traz reflexões e "obras de todos os fotógrafos e escritores" que participaram dos projetos Mezanino e Portfólio, ambos voltados à Fotografia e a exibição de trabalhos de novos fotógrafos.
Outras publicações podem ser visualizadas no perfil de publicações online, como as revistas Continuum, Oiticica - A Pureza É um Mito, entre outras.

8 de fevereiro de 2011

Google Art Project

Há diversas iniciativas para difusão de acervos de grandes museus, algumas delas fazem parte dos links deste blog há anos, como o Artcyclopedia ou Artchive.

No Brasil, tivemos experiências de visualização interna de acervo, com o exemplo do Museu de Arte Contemporânea da USP, cuja a utilização do software QuickTimer VR, permitia ao espectador fazer um percurso com vistas em 360º. Os Museus do Vaticano também disponibilizam visualizações da Capela Sistina, em 360º, ou mesmo visualizar outras peças dos acervos dos respectivos museus.

O Google Art Project une todas as ansiedades destas iniciativas, potencializando os projetos que já vinham em andamento, nos trazendo possibilidades de salvamento de partes selecionadas das imagens com a construção de uma apresentação, por exemplo.

Para visualizar as obras e os museus, acesse: http://www.googleartproject.com/