4 de junho de 2015

ARTIGO PUBLICADO: A catequese de Joan LLimona i Brugera e Dionisio Baixeras i Verdaguer: breve estudo sobre a imagem religiosa na modernidade.

RESUMO: Apresentamos neste artigo um breve estudo sobre a imagem religiosa na Modernidade, tendo como objeto o conjunto de sessenta e duas litogravuras em grande formato confeccionadas pelos artistas catalães Joan Llimona i Bruguera (1860-1926) e Dionisio Baixeras Verdaguer (1862-1943), existentes no Acervo Histórico-Artístico da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência da cidade de São Paulo. As imagens que compõem a catequese trazem, além da iconografia cristã já conhecida, novos conteúdos imagéticos que buscam explicar ao catequizando, o que são e quais as formas de superstição, por exemplo, entre outras situações da fé e da moral cristã. A base teórica é composta pelas contribuições de E.H. Gombrich (2012), Pareyson sobre a arte sacra (1989); Noble & Bestley (2013) em relação a pesquisa visual em arte e design gráfico.

CITAÇÃO
CONCEIÇÃO, R. A. ; SALOMÃO, M. . A catequese de Joan LLimona i Brugera e Dionisio Baixeras i Verdaguer: breve estudo sobre a imagem religiosa na modernidade. In: VISALLI, Angelita Marques; PELEGRINELLI, André Luiz Marcondes; GODOI, Pamela Wanessa. (orgs.) Anais do V Encontro Nacional de Estudos da Imagem e do II Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2015, Londrina. Londrina: Universidade de Londrina, 2015. v. 11. p. 127-146. ISBN: 978-85-7846-338-0. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/eneimagem/2015/wp-content/uploads/11-RELIGI%C3%95ES-E-RELIGIOSIDADES-Anais-do-V-ENEIMAGEM-II-EIEIMAGEM-Vol.-111.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2015.

ARTIGO PUBLICADO: De Monte Cassino a São Paulo: elementos estéticos da Escola Beuronense nas igrejas paulistanas

RESUMO: Surgida na Arqueabadia de Beuron, sendo esta fundada em 1863, a Escola de Beuron teve como um dos seus principais fundamentos os postulados do Frei Desiderius Lenz (1832–1928), que publica Zur Ästhetic der Beuroner Schule, em 1898. Entre os monges que ali estudaram destacamos Dom Adalbert Gresnigt (1877-1956) e Dom Clement Frischauf, (1869-1944), ambos envolvidos da decoração da Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção do Mosteiro de São Bento de São Paulo, inaugurada em 1912. Dom Clement Frischauf trabalhou por aproximadamente quatorze anos na Abadia de Monte Cassino, cuja referência pode ser verificada também na igreja beneditina paulistana, motivo pelo qual apresentamos este artigo. Desta forma, nos apoiamos nos escritos de E.H. Gombrich (2012); Noble & Bestley (2013) em relação a pesquisa visual em arte e design gráfico; Lenz (2015) e o cânone da arte beuronense; Palla (1999) sobre o traje e a pintura; Roon (2010) sobre os paramentos neogóticos e beuronenses.

CITAÇÃO
CONCEIÇÃO, R. A. . De Monte Cassino a São Paulo: elementos estéticos da Escola Beuronense nas igrejas paulistanas.  In: VISALLI, Angelita Marques; PELEGRINELLI, André Luiz Marcondes Pelegrinelli; GODOI, Pamela Wanessa. (orgs.) Anais do V Encontro Nacional de Estudos da Imagem e do II Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2015, Londrina. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015. v. 1. p. 98-112. ISBN: 978-85-7846-338-0. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/eneimagem/2015/wp-content/uploads/1.-ARTE-Anais-do-V-ENEIMAGEM-II-EIEIMAGEM-Vol.-1.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2015.