30 de setembro de 2010



























































ID Bairro São Paulo [SP.01]


Seminário + Oficina de projetos + Exposição itinerante

iD Bairro SP.01. Seminário
Criatividade social, ação coletiva e práticas artísticas.

13 e 14 de outubro de 2010. Das 18:00 às 22:00h. Com a participação de: Rita Alves, Lilian Amaral, Viviana Bravo, André Costa, Rogerio da Costa, Renato Cymbalista, Democracia, Domènec, Colectivo EIA - Experiência Imersiva Ambiental, Jamac, Fadhila Mammar, Colectivo Imargem, Ramon Parramon

iD Bairro SP.01. Oficina de projetos
Mapear, explorar, visualizar e ativar. Bairros Santo Amaro e Bom Retiro de São Paulo

14-17 de outubro. Das 10:00 às 17:00h. Oficina coletiva ministrada por Pablo España [Democracia], Domènec, Grupo EIA - Experiência Imersiva Ambiental, Grupo Imargem, Lilian Amaral [Museu Aberto], Ramon Parramon [Idensitat].
Inscrições: idensitat@idensitat.net. O prazo de inscrição para o seminário termina em 8 de outubro.

iD Bairro SP.01 é um projeto que atua como observatório do território e como laboratório para o desenvolvimento de processos criativos que se ligam a determinadas atividades sociais ultralocais. Isto acontece em determinados microcontextos que fazem parte das concentrações urbanas contemporâneas. Procura estimular a criação coletiva e o intercâmbio cultural como possibilidade do desenvolvimento e transformação do território, através de processos criativos promovidos pela relação entre as práticas artísticas e o espaço social local. Analisar, para entender as dinâmicas do espaço; visualizar, para interpretar as articulações diversas que acontecem nos lugares; projetar, para traçar novas dinâmicas produtivas; colaborar, para potencializar e multiplicar as capacidades criativas.

O projeto propõe a realização de ação em rede a partir de uma estrutura definida em três fases: seminário internacional, oficina coletiva de projetos e exposição itinerante. O seminário e a oficina de projetos formam parte de uma primeira fase. A oficina pressupõe o início de um processo que continuará até final de 2010 e poderá ser formalizado em um Dispositivo Itinerante, como elemento que dará visibilidade aos projetos desenvolvidos, promovendo futuras interações nos territórios. Essa segunda fase será concretizada em 2011.

iD Bairro propõe que a arte pode ser um fator inovador nos processos de transformação da cidade, já que é capaz de fazer emergir a criatividade social latente e desdobrá-la através de ações coletivas. Esta afirmação pode ser facilmente exposta como pergunta, ao mesmo tempo que introduz questões que deverão ser respondidas, aferidas ou amplificadas no contexto do seminário e das oficinas vinculadas:

Como a arte se relaciona com os processos de transformação urbana e social? Que papel e função têm os processos de participação? Como pode ser ativada a criatividade social em um determinado entorno? Como podem ser desdobrados processos criativos que, no medio e longo prazo, incidam sobre um ambiente local? Como pode participar de âmbitos de ação coletiva através de processos criativos? A transformação da cidade está aberta a projetos? Que relação há entre políticas culturais e planejamento territorial? Podem os contextos locais integrar o discurso cultural global?

Objetivos

* Ligar espaços da cidade, criando circuitos temporários e práticas de apropriação e visualização urbana.
* Promover o desenvolvimento de projetos criativos que se relacionem a ações locais, no contexto específico dos bairros de Santo Amaro e Bom Retiro de São Paulo.
* Fomentar o desenvolvimento de projetos que facilitem a abertura a projeções e relações externas.
* Impulsionar o diálogo com experiências locais e internacionais que propõem campos de ação na prática artística, na mediação sociocultural e na análise crítica, para o desenvolvimento de plataformas de atuação em rede e ativação da criatividade social.

A quem são dirigidos

Tanto o seminário como a oficina são dirigidos a artistas, designers, arquitetos, educadores, gestores culturais, dinamizadores socioculturais, trabalhadores sociais, estudantes de sociologia, antropologia, arte, arquitetura, educação, assim como o público que vive e participa de projetos de bairro.

Inscrições

A inscrição nos seminários e oficinas é gratuita. Os interessados em participar das oficinas devem encaminhar currículo e um texto apresentando sua motivação. Para formalizar a inscrição, deve ser enviado um e-mail a idensitat@idensitat.netThis e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it . O prazo de inscrição termina em 8 de outubro. No caso dos seminários, as vagas são limitadas à capacidade do espaço. No caso das oficinas, os participantes serão selecionados através da documentação apresentada.

Local e datas

Seminário: 13 e 14 de outubro de 2010.
Oficina de projetos: 13-17 de outubro de 2010.
Centro Cultural da Espanha em São Paulo
Av. Angélica, 1091 - Higienópolis - São Paulo, SP - tel: + 55 11 3822.2627 begin_of_the_skype_highlighting + 55 11 3822.2627 end_of_the_skype_highlighting
contato@ccebrasil.org.br - This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it http://www.ccebrasil.org.br/

iD Bairro SP.01 É um projeto de IDENSITAT em parceria com Lilian Amaral / Museu Aberto-Universidade de São Paulo, promovido pelo Centro Cultural da Espanha em São Paulo. Com o suporte do Ministério da Cultura, Governo da Espanha, Generalitat de Catalunya Consell Nacional de la Cultura i les Arts, e Hangar. O projeto conta com parceria de outros sócios locais e será apresentado no contexto da programação dos Terreiros, na programação da 29ª Bienal de São Paulo.

Nenhum comentário: