14 de dezembro de 2011

Edital ANPAP/ 2012

Edital ANPAP/ 2012
A Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas vem a público divulgar as diretrizes de seu 21º Encontro Nacional, que se realizará na cidade do Rio de Janeiro entre 24 e 29 de setembro de 2012.

I- Sobre o tema:
O tema do Encontro tem como objetivo dar continuidade aos debates do Encontro de 2011, sobretudo no que diz respeito ao sentido da arte enquanto ficção e de sua relevância para a condição humana. Se é na ficção que se sonha e se realiza no possível o impossível, nem sempre essa realização acontece sem atritos. As fricções seriam, então, equivalentes dos dissensos, como escreveu Jacques Rancière, lugares de enfrentamentos dos diferentes, mas também das potências para as transformações da arte e na vida.

II- Sobre a estrutura:
- O 21º Encontro será organizado segundo uma estrutura de Simpósios. Para tanto, serão selecionadas entre dez (10) e doze (12) propostas de Simpósios. Cada um deverá ter em torno de quinze (15) comunicações, organizadas em três (3) mesas de cinco (5) participantes.
- As propostas de Simpósios serão avaliadas pela Comissão Organizadora, composta pela Diretoria da ANPAP e por membros integrantes dos Comitês, convidados para essa finalidade. - - Conforme decisão da última Assembleia, os membros da Comissão Organizadora não poderão apresentar propostas de Simpósios.

III- Sobre os participantes:
1- Proposta de simpósio.
- Somente os associados em dia com as anuidades poderão apresentar proposta de simpósio, sendo que cada proposta deverá ser apresentada por no mínimo dois (2) e no máximo três (3) associados, que serão os coordenadores do simpósio proposto.
- Os associados poderão participar do 21º Encontro como coordenadores de Simpósios, autores de comunicação e/ou como moderadores de mesa, convidados pelos coordenadores de simpósio.
- Caberá ao moderador apresentar os comunicadores, gerenciar tempo e conduzir os debates.
2- Proposta de comunicação:
- As propostas de comunicações deverão ser direcionadas aos coordenadores do simpósio escolhido, de acordo com o calendário abaixo e poderão ser submetidas tanto por associados quanto por não-associados.
- Docentes, pesquisadores independentes e alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) poderão enviar propostas de comunicação.
- Caberá aos coordenadores dos Simpósios selecionar os trabalhos e organizar as mesas.
- Cada pesquisador só poderá apresentar uma única proposta de comunicação, seja ela derivada de uma pesquisa individual ou coletiva. No caso de ser coletiva, somente um dos participantes poderá apresentar a pesquisa, preferencialmente o coordenador.
- Os não-associados deverão enviar junto com a proposta de comunicação o comprovante de pagamento de taxa de submissão de comunicação.
- Todos os selecionados, associados e não-associados, deverão pagar a taxa de inscrição no Encontro, tão logo recebam a confirmação de aceite da comunicação. Os que não se inscreverem não terão seu trabalho publicado nos Anais.
- Todos que enviarem proposta de comunicação e forem aceitos, deverão apresentar pessoalmente suas comunicações. Aquele que não apresentar pessoalmente a comunicação, não receberá o cerificado de comunicação.

IV- Pagamentos:

Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas
Conta: Banco Itaú
Agência: 0416 – Maracanã- Rio de Janeiro
Conta:57123-0
CNPJ: 59 573 386/0001-73

* Anuidades: todos os associados – R$110,00 (até 1º de fevereiro de 2012).
* Proposta de Simpósio: o pagamento da anuidade de 2012 é requisito para a apresentação de proposta de simpósio. Os comprovantes dos propositores devem ser enviados junto com a proposta de simpósio.
* Submissão de comunicação:
Pesquisadores não-associados: R$120,00 – Por comunicação.
Estudantes de pós-graduação; R$60,00 – Por comunicação.
Associados: isentos, se estiverem em dia com a anuidade de 2012.
* Inscrição no 21º Encontro da ANPAP – Individual.
Pesquisadores associados e não associados com comunicação aceita: R$120,00
Ouvintes: R$100,0
Ouvintes/estudantes: R$60,00
V- Calendário
05 de dezembro de 2011: Divulgação do Edital
01 de fevereiro de 2012: Data limite para envio de ficha contendo proposta de simpósio. A ficha e os comprovantes de pagamento das anuidades de 2012 (R$110,00) deverão ser enviados para anpaprio@gmail.com com o título (assunto) de e-mail PROPOSTA DE SIMPÓSIO 2012 + ANUIDADES.
17 de fevereiro de 2012: Divulgação dos Simpósios aprovados pela Comissão Organizadora.
30 de março de 2012: Data limite para envio das propostas de comunicação.
Enviar texto completo, de acordo com o formato descrito nesse Edital 2012, ficha de submissão de comunicação e comprovante de pagamento de taxa de submissão no valor de R$ 120,00 (para pesquisadores independentes) e R$60,00 (para estudantes de pós-graduação). Deverão ser enviados para anpaprio@gmail.com com o título de e-mail SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO + TAXA + (Título do simpósio pretendido).
Obs:
1- Os associados com a anuidade de 2012 paga ficam dispensados de pagar a taxa de submissão. É importante fazer menção a esse fato no corpo do e-mail.
2- A taxa de submissão é da comunicação, portanto, mesmo que seja uma comunicação coletiva, apenas um pesquisador deve pagar a taxa.
30 de abril de 2012: Divulgação das comunicações selecionadas pelos coordenadores dos Simpósios.
02 a 31 de maio de 2012: Inscrição de todos os pesquisadores que tiveram comunicações aprovadas para o 21º Encontro da ANPAP, assim como para os coordenadores de simpósio. A ficha e o comprovante de pagamento de inscrição (R$120,00 para pesquisadores associados e não-associados) e R$60,00 (para estudantes de pós-graduação) devem ser enviados para anpaprio@gmail.com com o título de e-mail INSCRIÇÃO 21º ENCONTRO.
30 de junho de 2012: Data limite para que os coordenadores (de simpósios) enviem para a Comissão organizadora (do evento) a composição das mesas redondas.
10 de agosto de 2012: Divulgação da programação preliminar do 21º Encontro da ANPAP para os coordenadores de Simpósios, associados e autores de comunicações selecionadas.
17 de agosto de 2012: Divulgação pública da programação final do 21ºEncontro da ANPAP.
17 de agosto a 21 de setembro de 2012: Inscrições para ouvintes. A ficha e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição para ouvintes (R$100,00) e ouvintes/estudantes (R$60,00) deverão ser enviados para anpaprio@gmail.com com o título de e-mail INSCRIÇÃO DE OUVINTE ou INSCRIÇÃO DE OUVINTE/ESTUDANTE. Somente os que pagarem a taxa de inscrição e assistirem a 75% da programação receberão certificados de participação.
24 e 25 de setembro de 2012: Fórum de coordenadores.
25 a 29 de setembro: 21º Encontro Nacional da ANPAP

VI- Normas para elaboração das propostas de Simpósios e critérios de avaliação
(Ficha de proposta de simpósio)
- Somente serão aceitas propostas de simpósio enviadas por associados em dia com a anuidade de 2012 (R$110,00).
- Os temas dos Simpósios devem ser pertinentes ao tema geral do 21º Encontro da ANPAP.
- Os Simpósios deverão ser coordenados por no mínimo dois (2) e no máximo três (3) associados. Os nomes e a afiliação de todos os propositores deverão estar na ficha de encaminhamento da proposta.
- As propostas deverão ser encaminhadas em ficha específica, disponível no site www.anpap.org.br em anexo ao Edital 2012 e devem conter:
*Título com, no máximo, oitenta e cinco (85) caracteres com espaço.
*Resumo com, no máximo, dois mil e quinhentos caracteres com espaço;
* Três (3) palavras-chave;
* Cinco (5) subtemas.
- As fichas deverão ser encaminhadas juntamente com os comprovantes de pagamento das anuidades dos propositores para o endereço de e-mail anpaprio@gmail.com com o título PROPOSTA DE SIMPÓSIO 2012 + ANUIDADES.
- As propostas serão encaminhadas à Comissão Organizadora para análise e seleção.
- Serão adotados os seguintes critérios para a avaliação: pertinência ao tema geral; relevância para o campo dos estudos; adequação às normas estabelecidas; adequação às pesquisas desenvolvidas pelos coordenadores.
- Serão selecionadas entre dez (10) e doze (12) propostas de Simpósios.
- Os coordenadores de cada Simpósio deverão selecionar quinze (15) comunicações dentre as que receber e organizar três (3) mesas de debates com cinco (5) participantes cada.
- Os cordenadores de Simpósio deverão indicar um moderador para cada mesa.
- As propostas de Simpósios selecionadas serão divulgadas através de boletim a ser publicado no endereço www.anpap.org.br

VII- Normas para submissão de comunicação.
(Ficha de submissão)
-A submissão de comunicação deve ser enviada acompanhada de ficha de submissão específica, em anexo a esse Edital 2012 e do comprovante de pagamento da taxa de submissão.
-As propostas de comunicações deverão ser enviadas especificando o simpósio escolhido e dentro do prazo divulgado no calendário publicado nesse Edital 2012.
- O texto enviado é o mesmo que será publicado nos anais, se aceito.
- O pesquisador deve enviar o texto completo e de acordo com as normas de redação em anexo.
- Não serão aceitos pedidos de mudanças no texto após a submissão.
- As submissões poderão ser enviadas tanto por associados quanto por não-associados.
- Docentes, pesquisadores independentes e alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) poderão enviar propostas de comunicação. Caberá aos coordenadores dos Simpósios selecionar os trabalhos e organizar as mesas.
- Cada pesquisador só poderá apresentar uma única proposta de comunicação, seja ela derivada de uma pesquisa individual ou coletiva. No caso de ser coletiva, somente um dos participantes poderá apresentar a pesquisa, preferencialmente o coordenador.
- Os não-associados deverão enviar junto com a proposta de comunicação o comprovante de pagamento de taxa de submissão de comunicação no valor de R$120,00 para pesquisadores não-associados e R$60,00 para estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado).

VIII- Normas de redação da comunicação

Comunicação Escrita

  • Arquivo em Word: extensão .doc (arquivos em pdf não serão avaliados)
  • Papel: formato A4 (21 x 29,7 cm).
  • Margem: as folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.
  • Título do artigo: fonte arial, em caixa alta (maiúsculas), corpo 12, negrito, centralizado, entrelinhas simples.
    - Separar o título do artigo do nome dos autores por duas linhas em branco, entrelinhas simples.
  • Nome do(s) autor(es): fonte arial, corpo 11, alinhado à direita, entrelinhas simples.
    - Colocar ao lado do(s) nome(s) do(s) autor(es) sua afiliação institucional.
    - Separar os nomes dos autores do resumo por duas linhas em branco, entrelinhas simples.
    Obs.:
    O currículo resumido não deve ser listado aqui, mas inserido após as referências, no final do trabalho.
  • Resumo: máximo de 10 linhas.
    Formatação: fonte arial, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinhas simples. Composto de:
    Título RESUMO: em caixa alta (maiúsculas) e negrito;
    - Pular uma linha com espaçamento simples;
    Palavras-chave: de 3 a 5 palavras. Sendo o sub-título 'Palavras-chave' em negrito.
    - Pular duas linhas com espaçamento simples.
  • Resumen, Abstract ou Sommaire: máximo de 10 linhas
    Formatação: fonte arial, corpo 11, itálico, alinhamento justificado, entrelinhas simples. Composto de:
    Título RESUMEN, ABSTRACT ou SOMMAIRE: em caixa alta (maiúsculas), negrito e itálico;
    - Pular uma linha com espaçamento simples;
    Palabras clave, Key words ou Mots-clés: de 3 a 5 palavras. Sendo o sub-título 'Palabras clave', 'Key words' ou 'Mots-clés' em negrito e itálico.
    - Pular três linhas com espaçamento simples para início do texto;
    Obs.:
    O título do artigo não precisa ser traduzido para o idioma do Resumen, Abstract ou Sommaire nem repetido antes do texto.
    O texto deve ser iniciado logo após o tópico anterior, conforme acima descrito.
  • Subtítulos no corpo do texto: fonte arial, corpo 12, negrito, alinhamento à esquerda, entrelinhas simple;.
    Atenção: Configurar parágrafo, espaçamento antes 0pt e depois 12pt.
  • Texto: fonte arial, corpo 12, alinhamento justificado, entrelinhas 1,5.
    Atenção: Configurar parágrafo, espaçamento antes 0pt e depois 12pt.
    Máximo de 15 laudas no total, incluindo dois resumos (português e em uma das línguas estrangeiras mencionadas), referências, notas, imagens e currículo resumido.
    Obs.:
    As formatações de texto e margens não devem ser alteradas para que o documento preencha as 15 laudas.
    Não deve ser inserida nenhuma quebra de seção nem quebra de página no documento.
    As páginas não devem ser numeradas.
  • Citações:
    Até três linhas, manter a formatação acima definida para o texto.
    Mais de três linhas, fazer recuo de 4 cm da margem esquerda, letra arial, corpo 10, alinhamento justificado, espaçamento entrelinhas simples.
    Obs.:
    Consultar a ABNT NBR 10520.
  • Imagens: dispostas no corpo do texto. Número máximo de 10, podendo ser coloridas ou em P&B, com a seguinte configuração:
    Formato .jpg, com resolução mínima de 72 dpi e máxima de 150 dpi, tendo o tamanho de 7 x 5 cm (mínimo) ou 15 x 10 cm (máximo).
    Alinhamento centralizado.
    As imagens não devem ter formatação de quebra automática de texto. Devem ser dispostas sem texto nas laterais.
    Legendas: devem ser indicadas logo abaixo das imagens, com fonte arial, corpo 10, alinhamento centralizado, entrelinhas 1,5.
  • Notas: formatadas como notas de fim e ter o formato dos números em algarismo arábico.
    Fonte arial, corpo 9, alinhamento justificado, entrelinhas simples.
    Obs.:
    Consultar a ABNT NBR 6023.
    - Pular duas linhas, entrelinhas 1,5.
  • Referências: Após as notas. Fonte arial, corpo 11, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples.
    - Pular duas linhas, entrelinhas 1,5.
  • Currículo(s) do(s) autor(es): Após as referências.
    Fonte arial, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinhas simples.
    Nome do autor: alinhado à esquerda em negrito.
    Abaixo o currículo resumido com limite de 5 linhas por autor.
    Obs.:
    Não é necessário escrever a palavra 'currículo'.
    No caso de mais de um autor, deixar uma linha entre cada currículo.
* Observações:
- A ficha de submissão, o artigo e o comprovante bancário deverão ser enviados exclusivamente pelo e-mail anpaprio@gmail.com.
- Não serão aceitos:

*Trabalhos submetidos fora do prazo;
*Trabalhos fora da especificação normativa deste Edital 2012;
*Trabalhos sem o acompanhamento da ficha de submissão ou do comprovante de depósito
bancário.
XIX- Normas para Inscrição no 21º Encontro
(Ficha de Inscrição – Comunicadores)
(Ficha de Inscrição – Ouvinte)
- O pagamento da taxa de inscrição é obrigatório para todos os participantes do 21º Encontro: R$ 120,00 (associados e não associados com trabalho a ser apresentado) R$ 100,00 (ouvintes), R$60,00 (ouvintes/estudantes).
- Estarão isentos da taxa de inscrição os membros da Diretoria da ANPAP, do Conselho Deliberativo e os pareceristas Ad-hoc.
- A ficha de inscrição e o comprovante bancário devem ser enviados exclusivamente para o endereço de e-mail anpaprio@gmail.com.

X - Endereço para contato
Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas/ANPAP
Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524, 11º andar, Bloco E, sala 11006.
Maracanã. CEP: 20550-013 – Rio de Janeiro. RJ.
Núcleo ANPAP - Tel: (21) 23 34 04 23 (Ramal 25)
(3º e 5º de 13hs às 17 hs)
e-mail: anpaprio@gmail.com
Contato: Isabel Carvalho


XI- Links das fichas
(Ficha de proposta de simpósio)
(Ficha de submissão)
(Ficha de Inscrição – Comunicadores)
(Ficha de Inscrição – Ouvinte)

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