O 3º Encontro Internacional de Grupos de pesquisa: “Realidades Mistas & Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia” será uma parceria entre a Universidade de São Paulo e Universidade Estadual Paulista, com realização do Grupo de Pesquisa Realidades -ECA-USP, Departamento de Artes Plásticas -, coordenado pela Profa. Dra. Silvia Laurentiz. O evento tem apoio da Capes e Fapesp. O formato segue uma estrutura de seminário, onde se pretende discutir questões relacionadas aos 3 grupos de pesquisa participantes: Grupo GIIP – Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia – IA-Unesp/CNPq – coordenado pela Profa. Dra. Rosangella Leote; Grupo CAT – ciência/Arte/Tecnologia – IA-Unesp/CNPq – coordenado pelo Prof. Dr. Milton Sogabe; e pelo GRUPO DE PESQUISA REALIDADES – da realidade tangível (extramentis) à realidade ontológica – (intramentis) ECA-USP/CNPq coordenado pela Profa Dra. Silvia Laurentiz. O encontro pretende promover ambiente de troca e discussão sobre questões para a relação entre arte, ciência e tecnologia e seus efeitos estéticos, resultado de uma colaboração entre diferentes campos de conhecimento. Visa promover um cruzamento entre uma produção teórica e artística no intercâmbio entre diversas áreas do saber. O Encontro foi planejado sob 3 grandes temas: “Arte e Complexidade do Conhecimento”, “Arte e Neurociência”, e “Arte, Tecnologia e Interação”.
Apresentação / Presentación
Dos ambientes de realidade virtual aos de
realidades mistas e aumentadas; das mobilidades cíbridas à computação
ubíqua; das representações às simulações e emulações, podemos encontrar
um amplo espectro que contempla de games, a sites, arte interativa e
instalações, e que desafiam e redirecionam o termo realidade.
Em uma época caracterizada pela crescente
complexidade, nosso questionamento está em como lidar coerentemente com
sistemas que nos dão acesso ao ‘semioticamente real’ (cf. Jorge
Albuquerque Vieira) e que por ora chamaremos de ‘realidade’.
Este grupo de pesquisa pretende periodicamente:
1. Viabilizar publicações e/ou encontros e seminários sobre o tema pela ótica da arte;
2. Compilar um conjunto significativo de documentos e um acervo relativo ao tema principal e seus correlatos, buscando contribuir para o fomento de dissertações de mestrado e teses de doutorado;
3. Produzir fontes primárias de pesquisa (entrevistas e tomadas de depoimentos de artistas e agentes ligados ao meio artístico e cultural, cuja trajetória se demonstre relevante ao estudo da arte e tecnologia e que justifique questões sobre realidades mistas), que ficarão disponibilizadas pela Internet ou outros locais de livre acesso às pesquisas à comunida de acadêmica;
4. Convidar pesquisadores, professores e artistas especialistas sobre questões da arte e ciência a participar do grupo ocasionalmente de acordo com a área específica a ser estudada;
5. Apresentar à comunidade os resultados parciais e finais das pesquisas desenvolvidas por este Grupo, no intuito de criar instrumento de avaliação continuada de seus resultados.
2. Compilar um conjunto significativo de documentos e um acervo relativo ao tema principal e seus correlatos, buscando contribuir para o fomento de dissertações de mestrado e teses de doutorado;
3. Produzir fontes primárias de pesquisa (entrevistas e tomadas de depoimentos de artistas e agentes ligados ao meio artístico e cultural, cuja trajetória se demonstre relevante ao estudo da arte e tecnologia e que justifique questões sobre realidades mistas), que ficarão disponibilizadas pela Internet ou outros locais de livre acesso às pesquisas à comunida de acadêmica;
4. Convidar pesquisadores, professores e artistas especialistas sobre questões da arte e ciência a participar do grupo ocasionalmente de acordo com a área específica a ser estudada;
5. Apresentar à comunidade os resultados parciais e finais das pesquisas desenvolvidas por este Grupo, no intuito de criar instrumento de avaliação continuada de seus resultados.
Silvia Laurentiz – Coordenadora do grupo
—————————————————————————–
De los
ambientes de realidad virtual a los de realidades mixtas y aumentadas;
de las movilidades cibridas a la computación ubicua; de las
representaciones a las simulaciones y emulaciones, podemos encontrar un
amplio espectro que contempla de games, a sites, arte interactiva e
instalaciones, que desafían y redireccionan el termino realidad.
En una época
caracterizada por la creciente complejidad, nuestro cuestionamiento
está en cómo lidiar coherentemente con sistemas que nos dan acceso a lo
“semióticamente real” (cf. Jorge Albuquerque Vieira) y que ahora
llamaremos de realidad.
Este grupo de investigación pretende periódicamente:
1. Viabilizar publicaciones y/o encuentros y seminarios sobre el tema a través de la óptica del arte.
2. Compilar un conjunto significativo de documentos y un acervo relativo al tema principal y sus correlatos, buscando contribuir al fomento de disertaciones de maestría y tesis de doctorado.
3. Producir fuentes primarias de investigación (entrevistas y grabaciones de declaraciones de artistas y agentes conectados al medio artístico y cultural, cuya trayectoria se demuestra relevante al estudio del arte y tecnología, y que justifique cuestiones sobre realidades mixtas), que estarán disponibles en internet o otros lugares de libre acceso a las investigaciones a la comunidad académica.
4. Invitar investigadores, profesores y artistas especialistas en cuestiones de arte y ciencia a participar en el grupo ocasionalmente de acuerdo con el área especifica a ser estudiada.
5. Presentar a la comunidad los resultados parciales y finales de las investigaciones desarrolladas por este Grupo, en el intuito de crear instrumentos de evaluación de los trabajos.
2. Compilar un conjunto significativo de documentos y un acervo relativo al tema principal y sus correlatos, buscando contribuir al fomento de disertaciones de maestría y tesis de doctorado.
3. Producir fuentes primarias de investigación (entrevistas y grabaciones de declaraciones de artistas y agentes conectados al medio artístico y cultural, cuya trayectoria se demuestra relevante al estudio del arte y tecnología, y que justifique cuestiones sobre realidades mixtas), que estarán disponibles en internet o otros lugares de libre acceso a las investigaciones a la comunidad académica.
4. Invitar investigadores, profesores y artistas especialistas en cuestiones de arte y ciencia a participar en el grupo ocasionalmente de acuerdo con el área especifica a ser estudiada.
5. Presentar a la comunidad los resultados parciales y finales de las investigaciones desarrolladas por este Grupo, en el intuito de crear instrumentos de evaluación de los trabajos.
Silvia Laurentiz – Coordinadora del grupo
COORDENAÇÃO GERAL
Grupo de Pesquisa RealidadesUniversidade São Paulo
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Artes Plásticas
Profa. Dra. Silvia Laurentiz
Telefones (011) 3091-4084
28 a 30 de novembro de 2012
Horário: das 13 às 18 hs
Local: Dias 28 e 30 – Auditório “Paulo Emílio”, 2º andar, Escola de Comunicações e Artes – USP – Prédio Central. Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária.
Dia 29 – Auditório “Lupe Cotrim”, 1º andar, Escola de Comunicações e Artes – USP – Prédio Central. Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária.
ENTRADA FRANCA
O 3º Encontro Internacional de Grupos de pesquisa: “Realidades Mistas & Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia” será uma parceria entre a Universidade de São Paulo e Universidade Estadual Paulista, com realização do Grupo de Pesquisa Realidades -ECA-USP, Departamento de Artes Plásticas -, coordenado pela Profa. Dra. Silvia Laurentiz. O evento tem apoio da Capes e Fapesp. O formato segue uma estrutura de seminário, onde se pretende discutir questões relacionadas aos 3 grupos de pesquisa participantes: Grupo GIIP – Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia – IA-Unesp/CNPq – coordenado pela Profa. Dra. Rosangella Leote; Grupo CAT – ciência/Arte/Tecnologia – IA-Unesp/CNPq – coordenado pelo Prof. Dr. Milton Sogabe; e pelo GRUPO DE PESQUISA REALIDADES – da realidade tangível (extramentis) à realidade ontológica – (intramentis) ECA-USP/CNPq coordenado pela Profa Dra. Silvia Laurentiz. O encontro pretende promover ambiente de troca e discussão sobre questões para a relação entre arte, ciência e tecnologia e seus efeitos estéticos, resultado de uma colaboração entre diferentes campos de conhecimento. Visa promover um cruzamento entre uma produção teórica e artística no intercâmbio entre diversas áreas do saber. O Encontro foi planejado sob 3 grandes temas: “Arte e Complexidade do Conhecimento”, “Arte e Neurociência”, e “Arte, Tecnologia e Interação”.
INSCRIÇÕES AQUI
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
BREVE APRESENTAÇÃO DOS PALESTRANTES CONVIDADOS:
Jorge Albuquerque Vieira (Brasil)
Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1969), mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Atualmente é professor no Programa de Estudos Pós- Graduados em Comunicação e Semiótica da PUCSP, onde tem lecionado a disciplina “Sistemas Sócio-Organizacionais – Sistemas Semióticos em Ambientes Midiáticos”, com ênfase em fundamentos da Teoria da Complexidade segundo uma Ontologia Sistêmica.Fez seu Mestrado em Física de Reatores, na COPPE/UFRJ, quando tentava conciliar a Física de Partículas e Nuclear com interesses sobre questões da Evolução Estelar. A partir de 1978, retornou aos seus estudos em Gnosiologia e Metodologia, quando passou a empregar métodos semióticos na análise de sinais de origem astrofísica. Aposentado pela UFRJ, após aproximadamente 30 anos de trabalho no Departamento de Astronomia, voltou-se finalmente para aspectos mais gerais da Semiótica e da Comunicação, trabalhando fundamentalmente a interseção entre Semiótica e a Ontologia Sistêmica. Suas áreas de interesse são: Teoria Geral de Sistemas, Teoria do Conhecimento, Teoria da Complexidade e Semiótica Peirceana.
Raul Niño Bernal (Colômbia)
Professor da Pontifícia Universidade Javeriana – Colômbia, com pós-graduação pela Universidade Externa da Colômbia, Bogotá, 1986. Especialista em Gestão Cultural pela Faculdade da Universidade de Nuestra Señora del Rosario, Bogotá 1994. Pesquisa as questões estéticas contemporâneas relacionadas à neurociência. Sua área de conhecimento tem gerado uma exploração de campos perceptivos que ressoam tanto em pesquisas com neurônios, quanto na evolução tecnológica da computação. Avançar para uma compreensão matemática a nível molecular e nos preparar para a inteligência das gerações futuras tem sido sua temática principal. A chave é a hibridização das sinapses de chips de bioeletrônicos. Isso quer dizer que tudo acontece através da informação eletrônica e a estética não é apenas representativa da criação e inovação, mas é também cerne do conhecimento.
Yael Kanarek (Israelense-Americana)
Yael Kanarek é artista (media artist) e trabalha com a hipótese de que a linguagem e números transformam a realidade, e que essa realidade é um campo totalmente subjetivo e singular. Seu foco de estudo investiga a relação entre línguas e números operando uma paisagem emocional, no momento em que embaralham propriedades físicas: matéria, forma e som. Empregando modelos de autoria (storytelling, código de computador, e várias línguas), Kanarek explora limites filosóficos, artístico e científico; assim como a relação entre o público e o privado. Yael tem participado de exposições internacionais desde 1995. Seus trabalhos foram vistos no SFMOMA, Whitney Museum, Museu Judaico e Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Atenas, Grécia. Foi premiada com o Rockefeller New Media, e contemplada com a Residência Eyebeam Art + Techonology Center – NY (http://www.eyebeam.org/). Entre outras publicações constam New York Times, Flash Art Itália (www.flashartonline.it), e mais recentemente no Art Review (www.artreview.com), em conjunto com sua exposição, em Londres. Yael fundou a rede Upgrade!Internacional em 1999 (http://www.theupgrade.net/). Tem MFA Rensselaer Polytechnic Institute – NY.
:: PROGRAMAÇÃO COMPLETA E GRADEAMENTO ::
Mais informações em: http://gprealidades.wordpress.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário