27 de novembro de 2014

Jornada: ‘200 ANOS DE ANTONIO FRANCISCO LISBOA, O ALEIJADINHO'. 15 de dezembro de 2014, Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”



O Grupo de Pesquisa “Barroco Memória Viva: da arte colonial a arte contemporânea”, IA-UNESP/CNPq, coordenado pelo Prof. Dr. Percival Tirapeli e Prof. Dr. José Spaniol, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP, promove a Jornada: “200 anos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho”, com a participação de seus membros pesquisadores, composto por doutores, mestres, doutorandos e mestrandos, além de convidados, com o objetivo de promover uma revisão de temas pertinentes à obra do grande mestre mineiro.

A partir de uma explanação sobre a bibliografia de Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, seguem os temas a respeito de suas obras em arquitetura, escultura e retábulos das principais igrejas terceiras franciscanas e carmelitas de Ouro Preto, São João del Rey e Sabará.

Destas últimas, serão destacadas as obras ornamentais das portadas e as diretrizes franciscanas em suas iconografias. De sua grande obra considerada patrimônio da humanidade será revisitado o santuário de Congonhas com as capelas dos Passos e os Profetas no adro da igreja considerada sua obra prima e cantada pelos poetas, escritores em especial os modernistas paulistas.

Destaca-se ainda a exposição com livros sobre sua obra e o lançamento na Biblioteca do Instituto de Artes Digital – BI@, localizada no Acervo Digital da UNESP (NEaD), com o acervo fotográfico do Grupo de Pesquisa “Barroco Memória Viva”.



Ficha técnica
Coordenação Geral
Prof. Dr. Percival Tirapeli

Organização
Danielle Manoel dos Santos Pereira

Revisão
Maria Jose Spiteri Tavolaro Passos
Myriam Salomão

Design Gráfico/Divulgação
Rosângela Aparecida da Conceição

Documentação fotográfica
Luciara Bruno

Equipe de Apoio
Fábio Freitas Leal
Karen Veiga
Renata Aparecida Felinto Santos

Moderadores das mesas
Danielle Manoel dos Santos Pereira
Vanessa Raquel Lambert de Souza

Realização
Grupo de Pesquisa “Barroco Memória Viva: da arte colonial a arte contemporânea”, IA-UNESP/CNPq
Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP

Apoio
ANPAP, ACI-UNESP, UNESP

Realização
Grupo de Pesquisa Barroco Memória Viva: da arte colonial à arte contemporânea, IA-UNESP/CNPq

Grupo de Pesquisa “Barroco Memória Viva: da arte colonial a arte contemporânea”, IA-UNESP/CNPq
Prof. Dr. Percival Tirapeli, Prof. Dr. José Paiani Spaniol, Me. Danielle Manoel dos Santos Pereira, Me. Eduardo Tsutomu Murayama, Me. Gabriel dos Santos Frade, Profª Me. Maria Jose Spiteri Tavolaro Passos, Me. Maria Lucia Bighetti Fioravante, Prof. Dr. Mozart Alberto Bonazzi da Costa, Profª Me. Myriam Salomão, Me. Rafael Schunk, Profª Me. Rosângela Aparecida da Conceição, Prof. Dr. Sérgio Mauro Romagnolo; Cristiana Antunes Cavaterra, Luciara Bruno Garcia, Renata Aparecida Felinto dos Santos, Vanessa Raquel Lambert de Souza, Viviane Comunale.

Exposição de livros sobre ANTONIO FRANCISCO LISBOA, O ALEIJADINHO
Biblioteca IA-UNESP                                                           

CADERNO de RESUMOS DA JORNADA “200 ANOS DE ANTONIO FRANCISCO LISBOA, O ALEIJADINHO”
                                                                                  
Organização, Editoração & Web Design
Rosângela Aparecida da Conceição

Catalogação
Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Artes da UNESP

Nenhum comentário: