RESUMO: O surgimento dos smartphones potencializou as formas de criar imagens a partir dos milhares de aplicativos desenvolvidos com a finalidade artística. Artistas, programadores e empresas produtoras dos aparelhos ou prestadoras de serviços de telefonia, uniram-se em eventos artísticos – Nokia Trends, Artemov, por exemplo – difundindo as novidades e apresentando novas possibilidades para o campo das imagens. Dentre as categorias de arte feita em smartphones ou tablets, a Finger painting (pintura a dedo) possui inúmeros aplicativos que permitem ao artista digital a escolha de pincéis de tamanhos e formas variadas. David Hockney, Kyle Lambert, Seikou Yamaoka, Jorge Colombo são alguns dos artistas que tomam estes aparelhos e suas telas diminutas como ferramentas na geração de obras de artes, impressas em grande formato, livros, exibidas em galerias de arte, na Internet - em páginas pessoais ou redes sociais como o Facebook, Tumblr, Flickr. Discutiremos os processos criativos de alguns dos artistas citados, a partir de seus rascunhos eletrônicos estáticos (screenshots) ou dinâmicos (vídeo em timelapse) do processo de elaboração das imagens. Desta forma, os fundamentos teóricos estão alicerçados em teóricos como Claudia Giannetti (2006), Vilém Flusser (2007,2008), Luigi Pareyson (1997, 2005), Jean-Louis Weissberg (2003), além dos textos dos artistas, curatoriais e reportagem dos respectivos eventos de exibição.
Citação: CONCEIÇÃO, R.A. Finger painting: das pontas dos dedos às telas digitais. In: CIRILLO, José; GRANDO, Ângela, (Orgs.). Poéticas da Criação, E.S. 2014. Seminário sobre o processo de criação nas Artes. São Paulo: Intermeios, 2014. p. 38-45. ISBN: 978-85-64586-96-3.
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