20 de junho de 2007

Internet Livre traz Especial Junino e continua com o projeto Arte Programação

Internet Livre traz Especial Junino e continua com o projeto Arte Programação

Para o Especial Junino, que na Internet Livre tem o objetivo de integrar o uso dos recursos do computador com temas considerados tradicionais, serão realizadas na Internet Livre as seguintes oficinas:

Sonorização de contos: A atividade pretende realizar a transformação de contos escritos em áudio-histórias passando pelas etapas técnicas da locução, gravação, sonoplastia e manipulação digital do áudio produzido. Ao mesmo tempo, será realizada a leitura dramática e a roteirização da áudio-história através do uso e estudo de trechos a serem escolhidos de obras literárias de Monteiro Lobato, Câmara Cascudo e outros autores que enfocaram as lendas brasileiras.A atividade é indicada para os interessados em aprender técnicas de edição de áudio, gravação e sonoplastia e também para os apreciadores da literatura sobre as histórias tradicionais, mitos e lendas brasileiros. Sonorização de contos acontecerá nas quartas e quintas, dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21/06, das 15h às 17h, com orientação da Equipe Sesc.

Animação básica em software livre: A partir do uso relacionado do Gimp, software de edição de imagem, do StopMotion software de animação básica, os participantes dessa oficina irão produzir pequenas animações tematizadas pela festa junina. O objetivo é compor a animação com imagens capturadas e modificadas pelos participantes. A atividade acontecerá na quarta, quinta e sexta, dias 27, 28 e 29 de junho, das 15h às 17h, com orientação da Equipe Sesc.

Produção de Stickers: A oficina pretende abordar a criação e edição de imagens para a confecção de stickers, adesivos utilizados atualmente em intervenções urbanas. O produto das oficinas serão stickers expressando a presença das figuras das tradições juninas que poderá ser fixado em pontos da cidade. A idéia é integrar símbolos tradicionais e populares à paisagem urbana. Em junho, a oficina será realizada na terça, quarta e quinta, dias 26, 27 e 29/06, das 19h30 às 21h30, com orientação da Equipe Sesc.



Pelo ciclo Arte Programação, que traz atividades relativas à própria matemática das linguagens do computador e sua relação com a arte, criando com conteúdos que mesclam imagens, sons e texto, a Internet Livre estará oferecendo duas oficinas. São elas:

Oficina de Animação: Na atividade serão apresentadas e ensinadas técnicas de animação como StopMotion, Penciltest e colorização no computador.A oficina abordará também a conceitualização, demonstração de materiais e outros aspectos da animação. A Oficina de Animação acontecerá nas terças, quartas e quintas, dias 12, 13, 14, 19, 20 e 21/06, das 19h30 às 21h30 e será realizada pelo animador, diretor de animação e produtor cinematográfico Joaquim 3 Rios e pelo designer em computação gráfica Gil Caserta, da Braziltoonz (www.braziltoonz.com.br).

Introdução ao Desenvolvimento de Softwares: Essa oficina, que teve início em maio, aborda a criação de aplicativos utilizando as linguagens de programação C, JavaScript e Java com o sistema operacional livre Linux. A oficina vai rolar nas sextas-feiras, dias 01, 08, 15, 22 e 29/06, das 19h30 às 21h30, com orientação do programador Ciro Anunciação.

Clube do Rádio: Laboratório de produção de programas radiofônicos para publicação na Internet, tematizando a programação geral do Sesc Pinheiros. Uso de softwares de captação, edição, publicação e transmissão de conteúdo sonoro pela rede. Atividade indicada para os interessados em aprender tudo sobre a manipulação de áudio com softwares livres e utilizando a Internet. No mês de junho, o Clube do Rádio terá encontros nas terças-feiras, dias 5, 12, 19 e 26/06, das 15h às 17h, com orientação da Equipe Sesc.

Todas as atividades oferecidas pela Internet Livre do Sesc Pinheiros são gratuitas. As inscrições devem ser feitas a partir do dia 22 de maio, pessoalmente, no balcão de recepção da Internet Livre, no 2º andar do Sesc Pinheiros, na rua Paes Leme, 195. Mais informações com os instrutores de Internet do Sesc Pinheiros pelo telefone (11) 3095.9492

Nenhum comentário: