A COMPLEXIDADE DO CONHECIMENTO: INTEGRAÇÃO ENTRE AS TECNOLOGIAS E AS PRÁTICAS ARTÍSTICAS EM REDE
Rosangella da Silva Leote. UNESP
Rosângela Aparecida da Conceição. UNESP
Rogério Rauber. UNESP
RESUMO: Enfocamos aqui a complexidade do conhecimento a partir de Ludwig Von Bertalanffy e os contemporâneos Brian Castellani, Rama Hoetzlein, Manuel Castells e Yochai Benkler, na integração das tecnologias emergentes com práticas artísticas em rede. A partir das perspectivas da crítica de processos em Cecilia Salles e do conceito de campo expandido de Rosalind Krauss, focalizamos a complexidade da criação artística como sistemas abertos em redes da criação. E apresentamos outras concepções, tratadas como ideias de apoio à área das Artes, cujo estudo ganhou novos contornos com o desenvolvimento de pesquisas e aplicações como as realizadas por Maturana e Varela, relacionadas ao campo da Biologia e teorias da complexidade. Partindo desta base, propomos que os nós das redes de criação são elementos dos subsistemas abertos da Arte, sujeitos ao senso estético atual.
Palavras chave: Arte-Ciência, complexidade, práticas artísticas, redes, sistemas abertos.
Citação:
LEOTE, R. ; CONCEIÇÃO, R. A. ; RAUBER, R. . A complexidade do conhecimento: integração das novas tecnologias e práticas artísticas. In: Anais do 22º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Ecossistemas Estéticos. Afonso Medeiros, Idanise Hamoy, (Orgs.) 1. Ed. Belém: ANPAP; PPGARTES/ICA/UFPA, 2013. p. 2079-2096. ISBN: 978-85606-390-21.
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