17 de janeiro de 2011

SP Escola de Teatro Abre Processo Seletivo para Vagas Disponíveis















A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, Instituição do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Estado da Cultura, abrirá novo processo seletivo com o intuito de preencher vagas ainda disponíveis nos cursos de Cenografia e Figurino, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco nos períodos vespertino e matutino.

No total, serão oferecidas 46 vagas a serem preenchidas da seguinte maneira: 05 para o curso de Cenografia e Figurino, 02 Iluminação e 03 para Técnicas de Palco, no período matutino. E, para o período vespertino, 02 vagas para o curso de Iluminação, 14 para o curso de Sonoplastia e 20 para o curso Técnicas de Palco.

O processo seletivo será composto por duas fases: a 1ª fase, eliminatória, é composta por redação e provas objetivas; e a 2ª fase, eliminatória e classificatória, é formada por provas de aptidão. Todos os candidatos passarão por entrevistas com os coordenadores, formadores e artistas convidados para a banca.

As aulas são de terça a sábado, sendo que, para o período matutino, o horário é de terça a sexta-feira, entre as 9h e 13h; e, aos sábados, em período integral, das 9h às 13h e das 14h30 às 18h30. No período vespertino, as aulas também são de terça a sexta, das 14h30 às 18h30; e, aos sábados, em período integral, das 9h às 13 horas e das 14h às 18 horas.

Os cursos, que têm duração de dois anos e são ministrados pelos mais renomados artistas do palco, terão início em 22 de fevereiro de 2011.

Para participar do processo seletivo da SP Escola de Teatro, o candidato deve ter no mínimo 18 anos até a data de início do curso além do Ensino Médio completo.

Vale ressaltar que todos os cursos são gratuitos e, para 2011, o Programa Kairós da SP Escola de Teatro oferecerá 200 bolsas de estudos no valor de R$ 545,00 destinadas a estudantes com baixa renda. 

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas exclusivamente na secretaria da Escola, entre os dias 17 e 24 de janeiro de 2011, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h30.

Confira as descrições dos cursos:


Cenografia e Figurino:

Com coordenação de J.C.Serroni, visa a capacitar jovens interessados no universo profissional da cenografia e do figurino. Qualificação na qual o aprendiz recebe noções básicas do fazer cenográfico e da indumentária teatral. O curso tem caráter prioritariamente prático e, para isso, além das oficinas, articula estágios em teatros, centros culturais, produtoras de TV e agências. Aulas teóricas e práticas são complementadas por meio do contato com outros profissionais que já atuam no setor.

Iluminação:

Com coordenação de Guilherme Bonfanti, o curso propõe-se a formar técnicos com conhecimento mais abrangente, que vão além das especificidades da área. Pretende formar criadores autônomos, investigativos, críticos e que entendam o significado do trabalho em equipe. Um dos pilares é unir a tecnologia e o artesanal, ressaltando a criatividade do aprendiz. Dialoga com áreas importantes, como artes visuais, cinema e música. Ênfase no Experimento para educar o olhar do artista da luz.

Sonoplastia:

Com coordenação de Raul Teixeira, o curso aborda conhecimentos que estimulam a comunicação pelo som. Oferece a possibilidade de o aprendiz criar sua trilha sonora, que poderá ser produzida ao vivo ou gravada, utilizando-se dos meios de produção de som, como música, ruídos ou voz. Este conceito, aplicado inicialmente ao teatro, também será experimentado por meio do cinema, rádio, televisão e outras mídias, oferecendo, desta forma, uma visão mais ampla sobre a sonoplastia. Explora variantes expressivas do som, seja ele real ou imaginário, recriando cenários, objetos ou personagens.

Técnicas de Palco:

Com coordenação de J.C. Serroni, o curso preenche uma das principais carências do fazer teatral no Brasil. Capacita técnicos de palco que possam atuar na área, como cenotécnicos, aderecistas, maquinistas e diretores de cena (antigos contrarregras) que não assimilem somente a parte instrumental de sua área, adquirindo uma perspectiva ampliada dos elementos que compõem um espetáculo. Mira-se o cidadão antes do profissional.

fonte: http://spescoladeteatro.org.br/processo_seletivo_2011/

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